PARTILHAR

André Gomes em 1º lugar (Hobby) e dupla Tiago Vale/Tiago Kinex em 2º (XL)
Dois pódios para Moto Galos na Extreme XL Lagares 2018

O Enduro Team Moto Galos conquistou dois pódios na mítica Extreme XL Lagares 2018, que decorreu de sexta-feira a domingo, entre a cidade do Porto e a aldeia histórica de Quintandona, em Penafiel.

O resultado do fim de semana foi, assim, o melhor de sempre da equipa barcelense, que participa desde 2014 na prova, a mais prestigiada da especialidade realizada em Portugal e uma das mais duras do mundo.

Nesta 14ª edição, a armada da Moto Galos fez-se representar com cinco pilotos, entre uma lista de inscritos de verdadeira excelência, com 252 concorrentes de 21 nacionalidades diferentes: as duplas Tiago Vale/Tiago Kinex e Ricardo Cerqueira/André Correia, na classe XL; e André Gomes, na classe Hobby.

O arrojado objetivo de cortar a meta da etapa portuguesa e a inaugural do World Enduro Super Series foi alcançado pelos cinco atletas, ao fim de muitos obstáculos e entraves ultrapassados. Para Tiago Vale e Tiago Kinex esta foi a quinta experiência na competição, os restantes três participaram pela segunda vez.

A aventura voltou a arrancar no Porto, com um prólogo entre o cais da Ribeira e as ruas e escadarias do centro histórico, num percurso com muitos obstáculos naturais e artificiais, como troncos, pneus, rampas e até uma plataforma flutuante sobre as águas do rio Douro. A ação continuou pelos trilhos e montes de Lagares, com a habitual chegada a decorrer na aldeia rural de Quintandona.

Pilotos em clara ascensão

André Gomes conseguiu a vitória e “o tão desejado 1º lugar”, na classe Hobby, logo à segunda participação no grande desafio de extreme enduro (em 2017 foi 18º classificado). Entre 80 adversários, a confirmação deu-se na corrida principal, no domingo, depois de resultados já bastante honrosos no Enduro Cross (7º) e no prólogo (5º). Um desempenho perfeito a marcar “três dias intensos e vividos ao máximo”. “Não poderia estar mais satisfeito”, afirmou.

Também a dupla da formação de Barcelos mais habituada a estas andanças, composta por Tiago Vale e Tiago Kinex, melhorou o desempenho subindo de 3º para 2º lugar, na classe XL. O lugar mais alto do pódio ainda esteve à espreita até ao último check-point – com a vitória no Enduro Cross e o prólogo –, no entanto a passagem por uma zona de água não correu da melhor forma.

“Dominámos a corrida quase até ao fim, mas a moto de Vale ‘afogou-se’ e perdemos tempo a colocá-la novamente a trabalhar, acabamos por ser ultrapassados. É um excelente resultado, atendendo à dureza da prova, progredimos em relação a 2017, como era nosso objetivo”, referiram Tiago Vale e Tiago Kinex ficaram a apenas dois minutos dos vencedores, Fernando Cerqueira e César Gomes.

Ainda na categoria XL, entre 21 duplas participantes, Ricardo Cerqueira e André Correia foram 7º classificados. Na estreia, em 2017, ficaram na 18º posição. Apesar da grande escalada na tabela, o desfecho “sabe a pouco”, em prestações condicionadas por problemas mecânicos e penalizações a mais. O prólogo na Invicta correu bem para a dupla, terminando em 6º lugar, numa prova “consistente, com poucos erros, a faltar apenas um pouco mais de velocidade”.

Para Bruno Sendim Coelho, novo diretor de equipa do Enduro Team Moto Galos, os "excelentes resultados obtidos" são naturalmente motivo de "orgulho e satisfação", congratulando também "os pilotos pela coragem e bravura na forma como encararam esta prova de gabarito internacional". "Desta equipa podem esperar dedicação, foco e orgulho em elevar o nome da Moto Galos e de Barcelos", afiançou.

Venceu a 14ª edição da Extreme XL Lagares o piloto britânico Billy Bolt, da Husqvarna. Ficou ladeado no pódio por Jonny Walker (KTM) e Manuel Lettenbichler (KTM), respetivamente. O melhor português entre os profissionais foi Diogo Vieira (Yamaha), que terminou em 15º lugar.

Pódio da classe Hobby, com André Gomes ao centro com o troféu da vitória

Dupla Tiago Vale/Tiago Kinex, 2º lugar do pódio na classe XL

Dupla André Correia/Ricardo Cerqueira, 7º classificados na classe XL

Autor: Motogalos
Fonte: interna
Segunda-feira, 14 de Maio de 2018 - 14:08:49

Notícias relacionadas
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
Esta notícia ainda não foi comentada.
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...

Central de Camionagem de Barcelos
Avenida das Pontes, apartado 5046,
4750-206 Arcozelo Barcelos