motogalos@motogalos.pt

Ação de limpeza no Monte do Facho juntou cinco camiões de lixo

A Moto Galos, em parceria com o Enduro Facho Friends, promoveu no sábado uma ação de remoção de lixo doméstico e resíduos sólidos, no Monte do Facho.

Os trabalhos decorreram durante todo o dia e envolveram duas dezenas de voluntários, cuja motivação foi a limpeza concreta dos terrenos, associada também a uma chamada de atenção para a necessidade de atitudes e comportamentos cívicos por parte da população. 


O grupo retirou ao todo cinco camiões de lixo e despejos vários, desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, restos de olaria, entre outros, dos caminhos de Oliveira, Roriz, Galegos Santa Maria e arredores. 


Devido ao volume e às dificuldades de acesso ficaram ainda para limpar, numa ação posterior, dois pontos ilegais de despejo, no caminho de Galegos S. Martinho. Os detritos foram aglomerados num único local e entretanto já encaminhados, pelos serviços da Câmara Municipal de Barcelos, para o tratamento adequado.


A iniciativa veio no seguimento da remodelação e construção de novas pistas de downhill e enduro, pela respetiva secção do clube, um projeto que visa a divulgação da prática destas vertentes radicais do BTT no concelho. Um importante serviço que vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental, já que serviu primeiramente para identificar zonas ilegais de descarga e agora a retirada do entulho por ali depositado. 


“Apesar de conhecedores da realidade, porque frequentamos com regularidade o espaço, conseguimos ainda surpreender-nos com a quantidade de lixo existente. É lamentável o desprezo pela Natureza de certas pessoas”, notou Hugo Alves, porta-voz dos voluntários. 


Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que a par do objetivo de “promover a defesa do meio ambiente” pretendeu-se também “apelar ao respeito e ao bom usufruto do seu território”.

Publicado em 2020-08-03

Notícias relacionadas

Facho coroou primeiros Campeões do Minho de Enduro

A Moto Galos apadrinhou a coroação dos primeiros Campeões do Minho de Enduro 2022, no 1º Facho Enduro Series - Campeonato do Minho, que se realizou no dia 23 de outubro, no Monte do Facho.

Moto Galos na etapa de Lorvão da Taça de Enduro

Os barcelenses Miguel Mateus e André Vilas Boas participaram este domingo, 27 de março, na segunda etapa da Taça de Portugal de Enduro, em Lorvão, Penacova.

Espanhol Victor Mariño venceu 6º BTT DHI Moto Galos

O Monte do Facho acolheu a terceira e penúltima etapa pontuável do Campeonato do Minho de BTT DHI. O 6º BTT DHI Moto Galos contou com 98 praticantes, entre os quais muitos espanhóis.

Taça de Portugal de Downhill terminou em Lorvão

Na última prova da Taça de Portugal de Donwhill presented by Shimano, no fim de semana, em Lorvão, Penacova, participaram Daniel Santos e Élio Gomes, do Moto Galos DHI Team.

Pouca sorte no Campeonato Nacional DHI em Porto de Mós

Daniel Santos e Élio Gomes estiveram entre os 200 pilotos presentes no Campeonato Nacional de Downhill mais participado de sempre, que se disputou, no fim de semana, em Porto de Mós.

Jornada agridoce no Campeonato do Minho DHI

A equipa Moto Galos DHI Team marcou presença no 3º BTT DHI “Capital do Móvel”, que se realizou no domingo, no Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira.

desenvolvido por aznegocios.pt