motogalos@motogalos.pt

Passeio pós-confinamento por Terras de Basto

A família Moto Galos voltou à estrada, no sábado, numa proposta diferenciadora por Terras de Basto, que envolveu duas animadas caravanas – uma de bicicleta e outra de moto.

42 participantes optaram por percorrer de bicicleta a Ecopista da Linha do Tâmega, entre as estações ferroviárias de Amarante e de Mondim de Basto, ao longo de 30 quilómetros. A manhã foi, assim, passada a desfrutar daquela ecovia construída no canal da linha ferroviária que aí existiu e cuja circulação cessou em 1990. Um percurso suave e relativamente acessível a todos, com um declive pouco acentuado e com excelentes vistas sobre o vale do Tâmega. 

 

Já a experiência para o grupo de 30 motociclistas passou, na parte da manhã, pelo miradouro e capela de Nossa Senhora de Viso e pela estação ferroviária de Celorico de Basto, recentemente renovada e ponto central da ecopista. 

 

O encontro de ambas as caravanas aconteceu ao almoço, no centro da vila de Mondim de Basto, embora em restaurantes distintos por restrições derivadas da pandemia. Após a refeição e a partir daqui, o passeio foi igual para todos, passando pelo alto do Monte Farinha e o seu Santuário da Senhora da Graça, aí erguido em granito da região; pela freguesia de Atei e os seus deliciosos "Doces de Basto" e, já ao final da tarde, pelo Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, instalado na antiga estação e término da Linha do Tâmega. 


Um especial agradecimento ao técnico responsável pelo espaço, que já fora de horas, fez uma visita guiada pelos vários elementos que constituem o Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, integrado no Museu das Terras de Basto, como edifício da estação, cais de cargas e descargas de mercadorias e respetivo armazém de despachos, cocheiras, plataforma giratória, entre outros.



Mais fotos aqui


Publicado em 2021-05-24

Notícias relacionadas

André Sousa vai dar outra vez a volta ao mundo

André Sousa parte amanhã de Barcelos para mais uma grande aventura, a volta ao mundo de pólo a pólo, desta vez numa mota de alta cilindrada.

Wing-Club recebeu comitiva da Moto Galos

O passeio matinal do mês de novembro teve como mote a visita ao Wing-Club, em Seroa, Paços de Ferreira.

Grupo da Moto Galos começou hoje visita ao Canadá

Um grupo de 27 associados da Moto Galos partiu esta segunda-feira para o Canadá para uma visita de sete dias aquele país da América do Norte.

Até Oia, pela arte e admiráveis terras de Cerveira

O Alto Minho voltou a receber o troféu de moto-ralis turísticos. Desde Vila Nova de Cerveira até Oia, na vizinha Galiza, foi-se apreciando a vila, o rio Minho e a bela região visitada bem lá do alto junto ao Cervo e por fim a simpática vila de Oia, banhada pelo Atlântico.

Visita às Caves Messias e almoço de "rei leitão"

A chuva não intimidou os 34 motociclistas que, no sábado, reservaram o dia para um passeio até à Região da Bairrada, onde o turismo está intimamente ligado à gastronomia.

Portugal de Lés-a-Lés 2023: de Bragança a Sagres

Mais de 2.500 motociclistas estão a participar na emblemática 25ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, que decorre até sábado, 10 de junho. Pelo caminho já encontraram o divertido "controlo" da Moto Galos, em Trancoso.

desenvolvido por aznegocios.pt