motogalos@motogalos.pt

Pais e filhos no pódio do “1º Rali Brincalhão”

Duas dezenas de equipas participaram, no sábado, no 15º Moto-Rali Interno “Barcelos Artesão”, este ano realizado em moldes um pouco diferentes do habitual, mais voltado para o convívio e a diversão em simultâneo.

Intitulado “1º Rali Brincalhão – A Brincar com o Homem”, o passeio proporcionou bons momentos a andar de moto, a passagem por belas paisagens minhotas, vários jogos e ainda a visita ao Mosteiro de Santo André de Rendufe e à sepultura do cantor António Variações, em Fiscal, concelho de Amares.

O périplo começou com a inscrição na sede, na Central de Camionagem, depois os mototuristas perfilharam-se estrada fora em caravana – ao contrário do usual figurino em que cada um sai a cada minuto, seguindo um road-book. A primeira paragem decorreu no mosteiro de Rendufe, um dos principais centros beneditinos entre os séculos XII e XIV, Imóvel de Interesse Público desde 1943.

Na visita guiada, conheceram um pouco mais sobre a história do edifício, percorrendo os claustros, o refeitório, a igreja e o exterior ladeado por extensos vinhedos e um antigo aqueduto.

Numa tarde de muito calor, seguiram-se momentos bem passados na praia fluvial da Moleira, no Rio Homem, com diversos jogos e oportunidades para confraternizar.

Já a meio da tarde, passagem ainda por Fiscal, onde nasceu António Variações, cuja ligação à terra natal é bem expressiva, como um busto de homenagem à entrada da freguesia ou a sua campa no cemitério paroquial.

Como já é tradição, e porque o Moto-Rali “Barcelos Artesão” integra a 36ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, o passeio terminou no Parque da Cidade, para a entrega de prémios e o jantar. Esta edição teve a particularidade de coroar três equipas compostas por pais e filhos, entre outras tantas a participar com essa mesma composição, a prova de que a iniciativa é um belo entretém para as duas gerações.

“Os Barbosas” – constituída por Sérgio Barbosa e Mariana Barbosa – venceram o primeiro prémio, demonstrando maior regularidade, quer nos jogos quer no questionário (22 pontos). Em segundo lugar, ficou a dupla “GS”, de Pedro Silva “pai” e Pedro Silva “filho”, com 24 pontos. A terceira posição foi para “Tal Pai, Tal Filho”, de Manuel Silva e Afonso Silva, com 26 pontos. Os premiados receberam bonitas peças de artesanato da autoria de João Rêgo e Júlia Côta.

Em breves intervenções, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, e Eduardo Rodrigues, organizador do percurso, realçaram que “mais importante que as classificações são os momentos vividos, a amizade e o convívio que se gera”.

Uma boa preparação para o 17º Moto-Rali Nacional da Moto Galos, integrado no 21º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW, que se realiza em Paredes de Coura, no fim de semana de 15 e 16 de setembro, sob o mote "Coura sem Paredes".

Fotografia de grupo no Mosteiro de Santo André de Rendufe

Publicado em 2018-08-13

Notícias relacionadas

Adesão de 88 novos associados no 27º aniversário

A Associação Moto Galos de Barcelos deu as boas-vindas a mais 88 afiliados, no domingo, 07 de julho, no âmbito das comemorações dos 27 anos, que decorreram no Parque da Cidade.

Atletas distinguidos na Gala do Desporto de Barcelos 2024

Os pilotos da Moto Galos, Miguel Martins, Matteo Valente e Manuel Leite, foram homenageados, no domingo à noite, na Gala do Desporto de Barcelos 2024.

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt