Realiza-se no domingo, 16 de setembro, o 4º BTT DHI Moto Galos, iniciativa que regressa ao emblemático Monte do Facho, após a terceira edição ter passado pela freguesia de Carapeços.
A prova corresponde à quarta etapa do Campeonato do Minho da modalidade, época 2018, e – como habitualmente – espera-se a participação de dezenas de pilotos, entre federados e não federados, incluindo espanhóis.
O circuito tem início junto à Capela da Senhora do Facho, no ponto mais alto do monte, e desenrola-se para o lado nascente, ao longo de uma descida com 1.800 metros de comprimento, com curvas apertadas, saltos e declives.
É considerada uma pista rápida, técnica e divertida, pelo que os momentos de adrenalina e competitividade que esta vertente radical do BTT proporciona estão mais do que garantidos. A rampa já perto do final onde os atletas saltam a uma altura de três metros e meio é o auge da aventura para os pilotos e a zona de maior espetacularidade para o público, proporcionando belas imagens.
A jornada barcelense inicia com treinos oficiais da parte da manhã, a partir das 10h00. A competição arranca às 14h00 com a manga de qualificação, seguindo-se a corrida final, pelas 15h30. A cerimónia protocolar de entrega dos prémios está marcada para as 17h30.
A organização é da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos.