motogalos@motogalos.pt

2.000 motociclistas passaram por Barcelos no 21º Portugal de Lés-a-Lés

À 21ª edição, o Portugal de Lés-a-Lés voltou a passar pelas estradas do concelho de Barcelos, desta vez a norte, junto ao Rio Neiva.

A maior maratona mototurística da Europa, numa extensa e colorida caravana, integrou 907 equipas, cerca de 2.000 motos, transportando 2.115 aventureiros, incluindo mais de 200 estrangeiros, a maioria espanhóis, mas também norte-americanos, canadianos, alemães, húngaros, gregos e croatas, entre muitas outras nacionalidades.

O dia iniciou bem cedo em Felgueiras, às 6h da matina do feriado de 10 de junho, tendo como destino a Figueira da Foz, final da primeira etapa. A jornada continua em direção a sul, sempre com o Atlântico como companhia: hoje, dia 11, o pelotão segue até Arruda dos Vinhos, na 4ª feira, dia 12, chegada a Lagos, no Algarve.

Nesta que é a edição mais costeira de sempre, por se realizar quase na íntegra junto ao mar, a ligação à orla marítima – de Felgueiras a Esposende – contemplou a passagem por Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde e Barcelos, nomeadamente pelas freguesias de Panque e Tregosa.

Representada no evento por dezenas de motociclictas, como habitualmente a Associação Clube Moto Galos de Barcelos ficou também responsável por um controlo de passagem, junto à ponte centenária de Tregosa. O posto nº 4 foi montado em colaboração com o Arredas Folk Fest, festival de música tradicional de referência que ali se realiza, todos os anos.

Assim, à passagem pelo pitoresco local, os motociclistas foram agradavelmente surpreendidos com música e os “arredas”, figuras mascaradas típicas da terra que dão alma à festa dos Arautos de São João de Tregosa. Foram mais de cinco horas de uma animada procissão mototurística - com máquinas de todos os géneros, marcas e cilindradas.

Partida em Barcelos em 2006
Esta foi a segunda vez que o Portugal de Lés-a-Lés calcorreou as estradas do nosso concelho. A primeira vez aconteceu em 2006, na 8ª edição do passeio, que ligou precisamente Barcelos a Portalegre e Quarteira, de 15 a 17 de junho.

A partida decorreu em frente ao edifício da Câmara Municipal, palco de arranque de 650 mototuristas. Uma adesão massiva na altura, superando de longe o máximo de 500 participantes alcançado em 2002 e 2005. As verificações técnicas e documentais realizaram-se no Parque da Cidade. Houve ainda um jantar de boas-vindas no Pavilhão Municipal e um desfile noturno pela cidade.

Publicado em 2019-06-11

Notícias relacionadas

São Martinho: passeio de moto e magusto na sede

A Moto Galos voltou a celebrar o São Martinho, no passado sábado, dia 13, com um passeio de moto a Penafiel e o tradicional magusto para sócios, familiares e amigos.

Moto Galos de luto pelo falecimento de Marlene Araújo

Partiu para a Viagem Eterna, aos 45 anos, Marlene Cristina Fernandes Araújo, nossa associada nº 205. O funeral realiza-se amanhã, pelas 16h00, no Salão Paroquial de Galegos Santa Maria.

Sede encerra para férias e reabre a 1 de setembro

A sede social da Moto Galos, sita na Central de Camionagem de Barcelos, encerra para férias a partir de 6 de agosto e reabre a 1 de setembro.

Joaquim Rodrigues eleito “Atleta do Ano”

Joaquim Rodrigues foi distinguido com o galardão “Atleta do Ano”, na 2ª Gala do Desporto de Barcelos, que homenageou ainda os nossos Miguel Martins, Diogo Barbosa, Matteo Valente e João Figueiredo.

Moto Galos acolheu 51 novos membros e chega aos 517 associados

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos completou 24 anos no dia 5 de julho e, no âmbito das comemorações, deu as boas-vindas a 51 novos membros, um manifesto interesse pelo universo das duas rodas.

Mariana Afonso e Diogo Barbosa homenageados

Mariana Afonso (Trial) e Diogo Barbosa (Jet Ski) foram homenageados na 5ª Gala do Desporto de Viana do Castelo, de onde os pilotos apoiados pela Moto Galos são naturais. Mariana Afonso recebeu o prémio "Atleta Revelação Feminino".

desenvolvido por aznegocios.pt