motogalos@motogalos.pt

Diogo Vieira venceu em Barcelos a 4ª etapa do Nacional de Trial

Após passagens por Viana do Castelo, Góis e Gouveia, foi a vez de Barcelos receber o Campeonato Nacional de Trial e seus respetivos troféus.

A 4ª etapa da competição disputou-se na quente tarde deste domingo, dia 21, na Frente Ribeirinha, um cenário aprazível e muito elogiado pelos pilotos e pelo público que esteve a assistir à prova. Um formato inovador - misturando zonas naturais e artificiais - que agradou e que deu uma animação especial à margem direita do Cávado.

A espetacularidade da modalidade, dentro dos desportos motorizados, centra-se no equilíbrio, no domínio preciso de aceleração e no controlo da máquina. Ao contrário de outros, a velocidade não é o factor mais importante. O objetivo é transpor os obstáculos sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoios ou cair, o que é penalizado com pontos (de um a cinco). Ganha quem acumular o menor número de pontos.

A prova com a estreia na organização da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), contou com a presença de 31 pilotos, nas diversas classes, uma dezena da vizinha Espanha.

O percurso consistiu em quatro voltas com oito Secções Controladas (denominadas Zonas), em que cada participante tinha quatro horas para cumprir a prova. Um circuito com elevado nível técnico, desenhado para o efeito com recurso a peças de betão, bobines de madeira e paletes.

Entre os praticantes da classe maior, em Elite, Diogo Vieira – detentor do título de campeão nacional – venceu em Barcelos com naturalidade, somou apenas 8 pontos de penalização, contra os 39 de Filipe Paiva e os 120 de Bernardo Volts, 2º e 3º classificados respetivamente.

Em Consagrados, a disputa pelo lugar mais alto do pódio continua renhida, nesta ronda Rita Vieira (23 pontos) conseguiu levar a melhor sobre Paulo Ballas Júnior (32 pontos) e João Borges (43 pontos). Mariana Afonso – a única piloto em prova em representação da Moto Galos – terminou na 4ª posição, ficou a dois escassos pontos do 3º.

Na classe Promoção, destaque para os pilotos da Escola de Trial da FMP: Diogo Pereira (10 pontos), João Silva (21 pontos) e Mariana Valente (50 pontos). Já entre os mais pequenos talentos, Mariana Almeida (38 pontos) ganhou em Iniciados e Manuel Inês (2 pontos) em Infantis. António Conde ficou em 2º (10 pontos) e Matias Mesquita em 3º (27 pontos).

Por fim, referência para os atletas não federados que vieram maioritariamente de Espanha para disputar a categoria Hobby. Juan Manuel Filgueiras assinou a vitória, com 7 pontos de penalização, seguido de Diogo Espírito Santo (17 pontos) e José Luiz Fernandez (21 pontos).

A cerimónia protocolar de entrega dos prémios contou com a presença de Francisco Rocha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, e de Manuel Vieira, da Comissão de Trial da FMP.

Oportunidade de divulgação
Esta foi a primeira vez que o centro da cidade acolheu uma prova do Campeonato Nacional de Trial. O espaço da Frente Ribeirinha foi bastante gabado pelos diversos intervenientes para a prática da modalidade. Em tempos, a competição tinha já passado pelo Monte do Facho, numa promoção do Motor Clube de Barcelos.

Organizar uma prova de trial “foi uma novidade para a Moto Galos, que apesar das exigências conseguiu atender às expetativas”, disse Pedro Sousa, presidente do clube. Para o dirigente barcelense, o desafio maior “foi a montagem do traçado”, num espaço com “excelentes condições para dinamizar espetáculos do género”. Salientou ainda a oportunidade privilegiada que significou “para divulgar a modalidade e os desportos motorizados”.

Publicado em 2019-07-24

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt