motogalos@motogalos.pt

Melgaço apadrinhou a maioridade do Moto-Rali da Moto Galos

Foi em Melgaço, por entre ar puro, paisagens em diversos tons de verde, boa gastronomia e enriquecimento histórico-cultural, que o Moto-Rali Turístico da Moto Galos chegou à maioridade.

Uma viagem itinerante de dezoito edições que, desde 2002 e ao longo dos anos, tem vindo a mostrar a beleza de vários concelhos do Norte do país, através desta forma tão interessante de fazer mototurismo.

Melgaço, o concelho mais setentrional de Portugal, terra raiana, na fronteira com Espanha, foi a escolhida para receber a iniciativa deste ano, no fim de semana de 14 e 15 de setembro, precisamente sob o mote “Norte mais norte não há”. Meia centena de mototuristas de todo o país, em 31 equipas, participaram nesta quarta jornada do 23º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal/BMW/Dunlop.

Dois dias, 140 quilómetros a rolar pelas estradas desenhadas na serra, em curvas e contra-curvas, com início na vila (Castelo de Melgaço, Igreja Matriz, Fosso Medieval, Museu do Cinema e Solar do Alvarinho) e passagem pelos recantos mais emblemáticos do concelho.

O road-book contemplou, portanto, os mosteiros românicos de Paderne e Fiães, a recuperada aldeia da Branda da Aveleira, a histórica Castro Laboreiro, a antiga estação fronteiriça de São Gregório ou Cevide, onde reside o marco nº 1 de Portugal.

O périplo deu direito ainda a um saltinho até ao concelho vizinho de Arcos de Valdevez e ao seu bonito Santuário de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia da Gavieira. Inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Melgaço ofereceu assim a estes entusiastas visitantes momentos e memórias inesquecíveis, baseadas em belas paisagens, bom fumeiro, provas de Alvarinho (na Quinta de Soalheiro, por exemplo), cultura e história.

Pódio com duas equipas da “casa”
Um fim de semana de intenso passeio, coroado com conhecimento, aventura e lazer, que encerrou com chave de ouro no restaurante do Hotel Monte Prado, junto ao Rio Minho, com vista para solo de nuestros hermanos.

A etapa foi ganha pelo casal Filipe Torres/Filomena Portela, em 2º lugar ficou a dupla Manuel e Cidália Figueiredo, ambos da Moto Galos. O pódio ficou completo com Miguel e Paula Fortunato, do Moto Clube de Coimbra. É precisamente na conhecida como “cidade dos estudantes” que prossegue o Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP, já a 5 e 6 de outubro.


Foto de grupo, na esplanada do Hotel Monte Prado, em Melgaço.

Publicado em 2019-09-19

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt