Yassimini Faria A., a jovem moçambicana que a Moto Galos começou a apoiar em 2015, no âmbito do projeto de apadrinhamento da SOPRO, está bem e sente-se agradecida pela oportunidade.
Com 14 anos de idade e a frequentar a 9ª classe, a jovem enviou-nos há dias uma carta de apreço e gratidão pelo apoio prestado pelo clube, um pequeno gesto (100€/ano) que representa um contributo de grande importância.
"Agradeço aos padrinhos por confiarem em mim e por me darem a oportunidade de ter uma bolsa, estou sem palavras para descrever o quanto sou agradecida por me darem essa chance", escreveu.
Na sua mensagem, Yassimini A. deu ainda conta da realidade vivida face à luta contra a pandemia da Covid-19, que assola o mundo. "Eu estou bem, aguentando a quarentena que está difícil, com as escolas fechadas e outros lugares, espero que os padrinhos também estejam bem".
Em 2015, quando a Moto Galos se associou ao projeto da ONGD barcelense SOPRO, a jovem frequentava o 3º ano de escolaridade. Com o valor que o clube destina a este propósito, tem tido melhores condições para estudar, com acesso a material escolar e a um lanche diário, permitindo-lhe sonhar com uma vida melhor, num meio onde as dificuldades e as carências são inúmeras.
Parte do donativo é encaminhado para a Escola João XXIII, na periferia da Beira, onde é aplicado na melhoria das condições de ensino e no apoio às crianças apadrinhadas, nomeadamente através de um Assistente Social e de voluntários da SOPRO que estabelecem contacto e acompanhamento com as suas famílias.
Ao longo destes anos, a ligação tem sido constante e a Moto Galos segue o percurso escolar da afilhada com natural orgulho, recebendo desenhos, fotografias e cartas, como a que ainda recebemos há dias.