motogalos@motogalos.pt

Passeio pós-confinamento por Terras de Basto

A família Moto Galos voltou à estrada, no sábado, numa proposta diferenciadora por Terras de Basto, que envolveu duas animadas caravanas – uma de bicicleta e outra de moto.

42 participantes optaram por percorrer de bicicleta a Ecopista da Linha do Tâmega, entre as estações ferroviárias de Amarante e de Mondim de Basto, ao longo de 30 quilómetros. A manhã foi, assim, passada a desfrutar daquela ecovia construída no canal da linha ferroviária que aí existiu e cuja circulação cessou em 1990. Um percurso suave e relativamente acessível a todos, com um declive pouco acentuado e com excelentes vistas sobre o vale do Tâmega. 

 

Já a experiência para o grupo de 30 motociclistas passou, na parte da manhã, pelo miradouro e capela de Nossa Senhora de Viso e pela estação ferroviária de Celorico de Basto, recentemente renovada e ponto central da ecopista. 

 

O encontro de ambas as caravanas aconteceu ao almoço, no centro da vila de Mondim de Basto, embora em restaurantes distintos por restrições derivadas da pandemia. Após a refeição e a partir daqui, o passeio foi igual para todos, passando pelo alto do Monte Farinha e o seu Santuário da Senhora da Graça, aí erguido em granito da região; pela freguesia de Atei e os seus deliciosos "Doces de Basto" e, já ao final da tarde, pelo Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, instalado na antiga estação e término da Linha do Tâmega. 


Um especial agradecimento ao técnico responsável pelo espaço, que já fora de horas, fez uma visita guiada pelos vários elementos que constituem o Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, integrado no Museu das Terras de Basto, como edifício da estação, cais de cargas e descargas de mercadorias e respetivo armazém de despachos, cocheiras, plataforma giratória, entre outros.



Mais fotos aqui


Publicado em 2021-05-24

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt