motogalos@motogalos.pt

Espanhol Victor Mariño venceu 6º BTT DHI Moto Galos

O Monte do Facho acolheu a terceira e penúltima etapa pontuável do Campeonato do Minho de BTT DHI. O 6º BTT DHI Moto Galos contou com 98 praticantes, entre os quais muitos espanhóis.

O evento, organizado em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, contou para o Campeonato do Minho de BTT DHI 2021 – Cision, que nas rondas anteriores já passou pela Serra da Penha (Guimarães) e Monte do Pilar (Paços de Ferreira).


O espanhol Victor Mariño foi o grande vencedor da sexta edição da prova barcelense, ao concluir a descida final em apenas 1:57:034m. O ciclista da formação X Bikes CC, que obteve o 10º melhor tempo na manga de qualificação, surpreendeu toda a concorrência retirando mais de 18 segundos ao primeiro registo. O pódio de Elites Masculinos completou-se com André Ferreira e o vimaranense Pedro Fernandes. 


A nível coletivo, voltou a triunfar a Bike House DH Team/Guimarães, somando três vitórias consecutivas; na 2ª posição ficou a equipa do Desportivo Jorge Antunes; e em 3º o BTT Pandilhas a Monte.


Nas restantes categorias, os pilotos mais velozes foram: em Cadetes, Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte); em Elite Feminina, Sara Ferreira (Maiatos); em Infantil Escolas, Ezequiel Sanchez (5TH Pine MTB Team  Club); em Juniores, Rui Freitas; em Juvenil Escolas, Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães); em Master 30, o barcelense Vítor Sotto Maior; em Master 40, Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães); em Master 50, António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro); em Master 60, Pedro Oliveira; e em Open, José Pinto (BTT Pandilhas a Monte).


De salientar ainda os honrosos resultados obtidos pelos atletas do Moto Galos DHI Team. Em “casa”, Daniel Santos ficou em 14º lugar, entre a Elite; já Élio Gomes foi 4º classificado, em Master 30, a escassos dois segundos do pódio. 


O 6º BTT DHI Moto Galos teve o apoio do Município de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Confraria N.ª Senhora do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Escuteiros de Galegos Santa Maria, entre outros patrocinadores.


A próxima etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI 2021 - Cision disputa-se em Prozelo, Arcos de Valdevez, a 17 de outubro.


Pista rápida, técnica e exigente

Depois de um ano sem competição devido à pandemia, o Monte do Facho acolheu de novo e em excelentes condições dezenas de praticantes afectos a esta vertente radical do BTT, que consiste num contrarrelógio em descida, em velocidade, enfrentando diferentes obstáculos, como raízes de árvores, saltos, amontoados de terra e pedras, a impor bravura e habilidade na condução da bicicleta. 


O 6º BTT DHI Moto Galos disputou-se no traçado original, onde já se realizaram quatro edições e muitos treinos, o que vem aumentando "o grau de dificuldade por força da degradação do próprio uso", como salientou Hugo Alves, responsável pela secção de Downhill do clube.


Os atletas consideram a pista rápida, técnica e exigente, com dois pontos altos – o salto de três metros e meio e a vasta zona de pedras já perto do final. A “trialeira” é a mais implacável “quanto a beneficiar ou a prejudicar os pilotos, proporcionando momentos de grande precisão e espetacularidade”. No derradeiro segmento do percurso “registaram-se algumas quedas, felizmente nenhuma com necessidade de intervenção dos bombeiros”.


O público também marcou presença em significativo número, tendo-se distribuído pelo monte, no cumprimento das normas de segurança relativas à Covid-19.


Balanço muito positivo

Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, congratulou-se com o "regresso ao Monte do Facho", local de "beleza paisagística e boas condições naturais para a prática da modalidade". "Balanço muito positivo" para uma "corrida de grande nível", da qual "atletas e público levam boas recordações e vontade de voltar". Sobre a grande adesão, maior do que as duas edições transatas, considerou "excelente, dá alento para continuar", é "sinal que a modalidade está em crescimento".


Mais fotos aqui e aqui

Fotos: ACM @Marcelo Lopes 

Publicado em 2021-09-20

Notícias relacionadas

Desfile de cor e adrenalina no 20º Passeio TT

A edição número 20 do Passeio Todo-o-Terreno da Moto Galos que se realizou, no passado sábado, juntou em Barcelos 340 aficionados da adrenalina do off-road em duas e quatro rodas.

São Martinho: passeio de moto e magusto na sede

A Moto Galos voltou a celebrar o São Martinho, no passado sábado, dia 13, com um passeio de moto a Penafiel e o tradicional magusto para sócios, familiares e amigos.

Três pódios para Moto Galos/DSS Racing Team

O Circuito do Estoril assistiu a duas animadas corridas no “cair do pano” do Troféu Século XX – Taça Luís Carreira, do Campeonato Nacional de Velocidade, em finais de outubro.

Lino Araújo e Paulo Nunes de bronze no Mundial

Lino Araújo e Paulo Nunes conquistaram a medalha de bronze no Campeonato do Mundo UIM-ABP Aquabike 2021, que terminou no domingo, no Kuwait, depois da jornada inaugural em Itália, a meados de setembro.

Assembleia Geral Ordinária

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos realiza a Assembleia Geral Ordinária de 2021 no dia 10 de dezembro, pelas 21h30, na sede, na Central de Camionagem de Barcelos.

Oito títulos nacionais na motonáutica

Vila Velha de Ródão coroou os novos campeões nacionais de aquabike em 2021, no encerramento do Campeonato Nacional que decorreu em finais de outubro.

desenvolvido por aznegocios.pt