motogalos@motogalos.pt

História de Natal: Lembra-se de Gonçalo Vilas Boas?

Lembra-se do jovem barcelense que viveu no hospital vários anos, desde os três meses de vida, devido a vários problemas de saúde, como estar permanentemente ligado a um ventilador?

Que no início de 2014 motivou uma das mais contagiantes campanhas solidárias realizadas em Barcelos e à qual a Moto Galos se associou desde logo?

Nesta época natalícia, recordamos com carinho Gonçalo Vilas Boas, atualmente com 26 anos e a viver nos Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. É inevitável falar também do seu “pai-coragem”, Benjamim Vilas Boas, a quem os barcelenses se habituaram ver juntos no parque ou pelas ruas da cidade. 


Numa breve conversa, disse-nos que “o Gonçalo está bem no que é a vida dele” e que mais lhes entristece é não poderem "passear como antigamente", por força das regras da pandemia da Covid-19. Os hábitos mudaram, mas a companhia, a proximidade, a dedicação e o amor incondicional ao filho, esses, continuam iguais e a simbolizar o verdadeiro significado do Natal.


Foi a 12 de janeiro de 2014 que mais de 2.000 pessoas participaram no espetáculo musical “Vamos dar uma cadeira ao Gonçalo”, que se realizou na Central de Camionagem de Barcelos, numa tarde de festa com artistas da música popular portuguesa, como Zé Amaro, Victor Rodrigues, Hélder Baptista, entre outros. 


A corrente solidária permitiu arrecadar o dobro do valor inicialmente previsto para a compra de uma nova cadeira adaptada às suas reais necessidades, entregue a 3 de abril de 2014 (foto), na “casa” que o acolheu durante anos – a Pediatria do Hospital de Barcelos. O remanescente serviu para continuar a apoiar Gonçalo Vilas Boas.


Foto: Arquivo

Publicado em 2022-12-28

Notícias relacionadas

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

Pódios no arranque do Nacional de Trial em Lordelo

O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.

Vila Verde recebeu 26º Dia Nacional do Motociclista

O Dia Nacional do Motociclista 2024 realizou-se em Vila Verde, este domingo, 7 de abril, e contou com mais de 10 mil de todo o país.

desenvolvido por aznegocios.pt