motogalos@motogalos.pt

Joaquim Rodrigues melhor português no Dakar 2021

Chegou ao fim a edição 2021 do Rali Dakar. Joaquim Rodrigues foi o melhor português nas motas, ficou em 11º lugar. Pedro Sousa fala em “espírito de verdadeiro vencedor”.

O piloto barcelense da Hero Motosports chegou ao fim da mítica prova de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, na 11ª posição da geral, apesar de uma penalização de 32 minutos. Ficou a 3:04.24 horas do vencedor, o argentino Kevin Benavides (Honda). 


No final da derradeira etapa, que classificou de "dura, longa e com muita navegação", referiu "só pensar em terminar". "Os últimos quilómetros pareceram uma eternidade e, assim que comecei a ver as bandeiras do final, foi um alívio. Cheguei ao fim... foi pelo Paulo [Gonçalves], pela minha família", disse visivelmente emocionado, ao recordar o cunhado, amigo e colega de equipa que perdeu a vida na edição do ano passado.


Nas redes sociais, Joaquim Rodrigues evidencia ter conseguido terminar a prova - o principal objetivo da presente participação - e agradece "a todos a força" que foi recebendo ao longo dos dias. 


A participar pela quinta vez consecutiva na prestigiada prova, a edição deste ano foi repleta de emoções fortes, com momentos muito desafiantes e árduos, como na terça-feira, dia em que se completou um ano sobre a morte do malogrado piloto de Esposende. 


"Na ligação, as emoções começaram a tomar conta de mim e não sabia se ia conseguir arrancar. Pelo Paulo, disse que tinha que arrancar. Arranquei, mas foi uma batalha muito difícil dentro de mim para chegar ao fim", confessou. 


Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, considera que o piloto que acompanha o percurso no motociclismo desde menino revela um "espírito de um verdadeiro vencedor, só ao alcance dos grandes atletas e homens". 


"Além do excelente resultado que alcançou, conseguiu estar presente e concluir a prova com sucesso, depois do que se passou". "A Moto Galos sente um enorme e natural orgulho por ter no seu seio um associado que leva e honra desta forma o símbolo do clube na maior prova de todo-o-terreno mundial". 


Joaquim Rodrigues participou, pela primeira vez, no Rali Dakar, em 2017, conquistando o 10º lugar na  geral. No ano seguinte viu-se obrigado a abandonar a competição, devido a uma aparatosa queda, logo no primeiro dia, que implicou duas cirurgias já em Portugal e uma gradual recuperação de cinco meses. Já em 2019, o piloto de Vila Boa foi 17º classificado. Em 2020 desistiu após a morte de Paulo Gonçalves. 

Publicado em 2021-01-15

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

CNE: Likas Cardoso venceu em Góis

O Campeonato Nacional de Enduro 2024 prosseguiu, no fim de semana, na vila de Góis. Luís Likas Cardoso e Renato Silva representaram a Moto Galos nesta prova de grande tradição na modalidade.

Dupla barcelense na abertura do X-Trophy 2024

Pilotos Sérgio Loureiro e Ricardo Lopes marcaram presença no arranque do prestigiado Troféu X-Trophy 2024, no domingo, 18 de fevereiro, em Ferreira do Zêzere.

Dupla Sérgio Loureiro/Dário Correia em 6º em Fronteira

Está aberta a época 2024 para a equipa de Todo-o-Terreno da Moto Galos. O arranque deu-se na Resistência 6 Horas TT – Vila de Fronteira, no distrito alentejano de Portalegre.

CNE: Renato Silva abre a nova temporada em 3º

Santiago do Cacém teve as honras de abertura do Campeonato Nacional de Enduro 2024, no fim de semana. Renato Silva foi 3º classificado em Elite 2, no primeiro desafio do ano.

desenvolvido por aznegocios.pt