motogalos@motogalos.pt

Espanhol Alfredo Gomez venceu 2º Galo’s Extreme

Alfredo Gomez, da equipa oficial Rockstar Husqvarna, venceu com naturalidade o 2º Galo’s Extreme, evento desportivo de hard enduro que decorreu em Barcelos, no fim de semana.

O piloto espanhol – três vezes vice-campeão mundial da modalidade – completou a corrida principal, disputada no domingo pelos trilhos florestais do Monte de São Gonçalo, em apenas 3h55m. O português Diogo Vieira precisou de mais 35 minutos para finalizar com êxito os exigentes 42 quilómetros do traçado. Peru Irazola Arbulu foi 3º (4h50m) entre os Expert.


Já na classe Hobby, subiu ao degrau mais alto do pódio o espanhol Diego Rodrigues, ladeado pelo português José Manuel Borges, de Santa Maria da Feira, e pelo conterrâneo Diego Fernandez. António Fontainhas assinou a vitória da classificação barcelense, como em 2019; André Correia e Tiago “Kinex” foram 2º e 3º classificados, respetivamente.


O evento teve 184 inscritos, de cinco nacionalidades, a maioria aficionados espanhóis do prazer de andar de moto na dureza do monte. Da edição fica o registo de um circunscrito grupo de 22 bravos a cruzar a bandeira de xadrez, o que demonstra as severas condições impostas, dificultadas pelo tempo chuvoso que se fez sentir. Na estreia, em 2019, foram 28 os participantes que cortaram a meta.


Gomez invicto nos três desafios

Além da corrida principal, Alfredo Gomez triunfou também no Enduro Cross e no Prólogo Urbano, competições incluídas no 2º Galo’s Extreme que ditaram a ordem de partida da main race


Na prova de obstáculos disputada no sábado de manhã, junto à Central de Camionagem de Barcelos, o piloto madrileno fez a melhor volta em 00:34.016, seguido do portuense Diogo Vieira (00:35.009) e Ferran Rey Colominas (00:38.275). No final do dia, faturou igualmente na pista desenhada na cidade, nas margens do Rio Cávado, em 7:24.66. Peru Irazola Arbulu foi 2º (8:09.58) e Alberto Ugarte 3º (8:51.59).


Entre os Hobby, Eric Rastrilla venceu o Enduro Cross, com a melhor volta em 00:42.910; José Manuel Borges foi o primeiro no Prólogo Urbano (7:52.94).

 

O 2º Galo´s Extreme foi promovido pela Moto Galos, com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal (a disciplina já é reconhecida pela FIM e já conta com um Troféu Nacional) e do Município de Barcelos. Chegou a estar agendado duas vezes em 2020, tendo sido adiado devido à luta contra a pandemia da Covid-19. O público também já assistiu e acompanhou a experiência nas zonas de espetáculo preparadas para o efeito.


Alfredo Gomez, vencedor do 2º Galo’s Extreme 

“Foi a primeira vez que participei no Galo’s Extreme, correu muito bem, foi uma corrida bonita, mas árdua, em locais incríveis. A organização está de parabéns e o público também”.

 

Diogo Vieira, 2º classificado do 2º Galo’s Extreme

“Muita expetativa, muitas surpresas e zonas bastante duras. Foi uma prova difícil, mas consegui chegar ao fim dentro do tempo, o principal objetivo. Tentei também andar perto do Alfredo Gomez, não foi fácil, porque em determinada altura perdi-lhe o contacto”.

 

Pedro Sousa, presidente da Moto Galos

“A concertação de esforços e a boa vontade das várias entidades (desde Federação, Município de Barcelos, Juntas de Freguesia, Grupo Desportivo dos Feitos, associações de caçadores, patrocinadores, entre outros) possibilitaram a concretização e o êxito da prova, pela dimensão e enorme gestão em causa. A logística foi superior, pelo novo formato de dois dias, três locais de competição, e um grande número de inscritos, o que impactou também nos sectores da hotelaria e da restauração locais. O balanço final é muito positivo, com os ilustres da modalidade a elogiar a dureza da prova, sinal que estamos na linha da frente”.

 

Bruno Sendim Coelho, organizador do Galo’s Extreme

“Todos os envolvidos estão de parabéns, porque juntos conseguimos escrever estas bonitas linhas na história de Barcelos, da Moto Galos e do Galo’s Extreme. Foi um desafio exigente, duro, com uma organização intensiva aos vários níveis, só executável devido a um empenhado e numeroso staff de 100 pessoas. Foi uma honra ter pilotos de categoria mundial presentes. Queremos ganhar experiência, melhorar o que deve ser melhorado e escalar objetivos passo a passo. Dentro de 3/4 anos, a perspetiva é tornar a prova com caráter mundial, porque Barcelos tem potencial para a prática do hard enduro”. 


André Gomes, organizador do Galo’s Extreme

“Estamos todos de parabéns e agradecemos o sucesso a todos os envolvidos. A organização do Galo’s Extreme e a Moto Galos, juntamente com um staff de trabalho incansável, subiram mais um patamar no hard enduro e tornamos o evento uma referência. A idealização, a limpeza e a materialização dos percursos tiveram muito trabalho envolvido, junto com as condições climatéricas, proporcionamos um verdadeiro Extreme”.


Foto: DR

Publicado em 2021-10-18

Notícias relacionadas

Desfile de cor e adrenalina no 20º Passeio TT

A edição número 20 do Passeio Todo-o-Terreno da Moto Galos que se realizou, no passado sábado, juntou em Barcelos 340 aficionados da adrenalina do off-road em duas e quatro rodas.

Nacional de Super Enduro: André Gomes no pódio (3º)

André Gomes ficou em 3º lugar na ronda de Castanheira de Pêra do Campeonato Nacional de Super Enduro, que já teve o colorido do público nas bancadas. André Correia foi 4º classificado.

Bom arranque no Troféu X-Trophy Portalegre

Sérgio Loureiro e Ricardo Lopes voltaram à competição, ontem, no Troféu X-Trophy Portalegre 2021, após interregno forçado de um ano devido às restrições da pandemia.

Dupla Moto Galos no Troféu X-Trophy Portalegre

Depois de mais de um ano sem competição, devido à pandemia, Sérgio Loureiro e Ricardo Lopes regressam às pistas a 27 de junho, no Troféu X-Trophy Portalegre 2021.

Joaquim Rodrigues foi o melhor português no Rali da Andaluzia

O piloto de Barcelos (Hero) foi o melhor luso da categoria reservada às motos no Rali da Andaluzia, prova de abertura do Mundial de Todo-o-Terreno, que decorreu de 12 a 16 de maio.

André Correia em 12º na Extreme XL Lagares 2021

O barcelense André Correia participou, no fim de semana, na Extreme XL Lagares 2021, num formato muito diferente do previsto, alterado à última hora, por força das restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde.

desenvolvido por aznegocios.pt