motogalos@motogalos.pt

Espanhol Alfredo Gomez venceu 2º Galo’s Extreme

Alfredo Gomez, da equipa oficial Rockstar Husqvarna, venceu com naturalidade o 2º Galo’s Extreme, evento desportivo de hard enduro que decorreu em Barcelos, no fim de semana.

O piloto espanhol – três vezes vice-campeão mundial da modalidade – completou a corrida principal, disputada no domingo pelos trilhos florestais do Monte de São Gonçalo, em apenas 3h55m. O português Diogo Vieira precisou de mais 35 minutos para finalizar com êxito os exigentes 42 quilómetros do traçado. Peru Irazola Arbulu foi 3º (4h50m) entre os Expert.


Já na classe Hobby, subiu ao degrau mais alto do pódio o espanhol Diego Rodrigues, ladeado pelo português José Manuel Borges, de Santa Maria da Feira, e pelo conterrâneo Diego Fernandez. António Fontainhas assinou a vitória da classificação barcelense, como em 2019; André Correia e Tiago “Kinex” foram 2º e 3º classificados, respetivamente.


O evento teve 184 inscritos, de cinco nacionalidades, a maioria aficionados espanhóis do prazer de andar de moto na dureza do monte. Da edição fica o registo de um circunscrito grupo de 22 bravos a cruzar a bandeira de xadrez, o que demonstra as severas condições impostas, dificultadas pelo tempo chuvoso que se fez sentir. Na estreia, em 2019, foram 28 os participantes que cortaram a meta.


Gomez invicto nos três desafios

Além da corrida principal, Alfredo Gomez triunfou também no Enduro Cross e no Prólogo Urbano, competições incluídas no 2º Galo’s Extreme que ditaram a ordem de partida da main race


Na prova de obstáculos disputada no sábado de manhã, junto à Central de Camionagem de Barcelos, o piloto madrileno fez a melhor volta em 00:34.016, seguido do portuense Diogo Vieira (00:35.009) e Ferran Rey Colominas (00:38.275). No final do dia, faturou igualmente na pista desenhada na cidade, nas margens do Rio Cávado, em 7:24.66. Peru Irazola Arbulu foi 2º (8:09.58) e Alberto Ugarte 3º (8:51.59).


Entre os Hobby, Eric Rastrilla venceu o Enduro Cross, com a melhor volta em 00:42.910; José Manuel Borges foi o primeiro no Prólogo Urbano (7:52.94).

 

O 2º Galo´s Extreme foi promovido pela Moto Galos, com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal (a disciplina já é reconhecida pela FIM e já conta com um Troféu Nacional) e do Município de Barcelos. Chegou a estar agendado duas vezes em 2020, tendo sido adiado devido à luta contra a pandemia da Covid-19. O público também já assistiu e acompanhou a experiência nas zonas de espetáculo preparadas para o efeito.


Alfredo Gomez, vencedor do 2º Galo’s Extreme 

“Foi a primeira vez que participei no Galo’s Extreme, correu muito bem, foi uma corrida bonita, mas árdua, em locais incríveis. A organização está de parabéns e o público também”.

 

Diogo Vieira, 2º classificado do 2º Galo’s Extreme

“Muita expetativa, muitas surpresas e zonas bastante duras. Foi uma prova difícil, mas consegui chegar ao fim dentro do tempo, o principal objetivo. Tentei também andar perto do Alfredo Gomez, não foi fácil, porque em determinada altura perdi-lhe o contacto”.

 

Pedro Sousa, presidente da Moto Galos

“A concertação de esforços e a boa vontade das várias entidades (desde Federação, Município de Barcelos, Juntas de Freguesia, Grupo Desportivo dos Feitos, associações de caçadores, patrocinadores, entre outros) possibilitaram a concretização e o êxito da prova, pela dimensão e enorme gestão em causa. A logística foi superior, pelo novo formato de dois dias, três locais de competição, e um grande número de inscritos, o que impactou também nos sectores da hotelaria e da restauração locais. O balanço final é muito positivo, com os ilustres da modalidade a elogiar a dureza da prova, sinal que estamos na linha da frente”.

 

Bruno Sendim Coelho, organizador do Galo’s Extreme

“Todos os envolvidos estão de parabéns, porque juntos conseguimos escrever estas bonitas linhas na história de Barcelos, da Moto Galos e do Galo’s Extreme. Foi um desafio exigente, duro, com uma organização intensiva aos vários níveis, só executável devido a um empenhado e numeroso staff de 100 pessoas. Foi uma honra ter pilotos de categoria mundial presentes. Queremos ganhar experiência, melhorar o que deve ser melhorado e escalar objetivos passo a passo. Dentro de 3/4 anos, a perspetiva é tornar a prova com caráter mundial, porque Barcelos tem potencial para a prática do hard enduro”. 


André Gomes, organizador do Galo’s Extreme

“Estamos todos de parabéns e agradecemos o sucesso a todos os envolvidos. A organização do Galo’s Extreme e a Moto Galos, juntamente com um staff de trabalho incansável, subiram mais um patamar no hard enduro e tornamos o evento uma referência. A idealização, a limpeza e a materialização dos percursos tiveram muito trabalho envolvido, junto com as condições climatéricas, proporcionamos um verdadeiro Extreme”.


Foto: DR

Publicado em 2021-10-18

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

CNE: Likas Cardoso venceu em Góis

O Campeonato Nacional de Enduro 2024 prosseguiu, no fim de semana, na vila de Góis. Luís Likas Cardoso e Renato Silva representaram a Moto Galos nesta prova de grande tradição na modalidade.

Dupla barcelense na abertura do X-Trophy 2024

Pilotos Sérgio Loureiro e Ricardo Lopes marcaram presença no arranque do prestigiado Troféu X-Trophy 2024, no domingo, 18 de fevereiro, em Ferreira do Zêzere.

Dupla Sérgio Loureiro/Dário Correia em 6º em Fronteira

Está aberta a época 2024 para a equipa de Todo-o-Terreno da Moto Galos. O arranque deu-se na Resistência 6 Horas TT – Vila de Fronteira, no distrito alentejano de Portalegre.

CNE: Renato Silva abre a nova temporada em 3º

Santiago do Cacém teve as honras de abertura do Campeonato Nacional de Enduro 2024, no fim de semana. Renato Silva foi 3º classificado em Elite 2, no primeiro desafio do ano.

desenvolvido por aznegocios.pt