PARTILHAR

Historia actualizada


Associação Clube Moto Galos de Barcelos

A ANCESTRAL REGIÃO DO MINHO, A CIDADE DE BARCELOS E A ASSOCIAÇÃO CLUBE MOTO GALOS.

A Região do Minho constitui actualmente uma das mais dinâmicas regiões de Portugal. Geograficamente, situa-se entre-os-rios Douro e Minho e estende-se por uma área de quase 4.838 km2 com 900.000 habitantes distribuídos por dois Distritos. Um desses Distritos é Braga que tem 13 concelhos, sendo um deles Barcelos com 89 Freguesias.

Foi neste espaço físico e numa era nitidamente voltada para a mudança, mas tendo sempre em presente as nossas raízes e tradições, que nasceu a nossa Associação, fruto do sonho e carolice de amantes do motociclismo acreditavam e acreditam que ser motociclista é uma fonte sã de convívio, de bem-estar e até de realização pessoal.

O sonho ganhou rodas a 5 de Julho de 1997, depois de seis amigos se terem juntado para participarem num encontro Motociclista em Macedo de Cavaleiros. Estes dignos fundadores Motociclistas viriam a ser os seis primeiros sócios da na Associação e passaram os primeiros meses de actividade a alicerçar o Clube. Todos recordam com saudade as boas e más experiências vividas em conjunto, mas sempre com aquele sentimento de que tudo valeu a pena. Uns entraram e outros se afastaram, uns vêm outros vão, conforme mandam as suas vidas e destinos, mas no fundo do coração todos acabam por ficar.

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos, através dos seus Órgãos Sociais e Sócios tipicamente Minhotos, tem como missão abrir a porta à comunidade e exteriorizar, para todos aqueles que gostam do motociclismo, as suas raízes, a sua cultura e extrema humildade, pensando que vale a pena continuar a manter vivas as nossas aspirações, estando conscientes das dificuldades que anualmente temos que ultrapassar. Como sempre importa que o convívio, amizade, alegria e boa disposição estejam sempre presentes de forma a consolidar cada vez mais o superior empenho, carinho, dedicação e trabalho em prol do nosso Clube.

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos já contou com 650 associados mas aos 10 anos do clube foi feita uma actualização dos sócios e conta neste momento com 400, contamos com homens senhoras e crianças.

Todos os anos a associação Clube Moto Galos de Barcelos organiza o evento máximo que é o Encontro Motard que consiste em receber todos os Motociclistas que se deslocam ao nosso concelho para nos visitar e poderem passar um fim-de-semana agradável na companhia das gente de Barcelos, nós como organizadores tentamos preparar o melhor programa possível que consiste em espectáculos de musica exposição de concessionários de motos da nossa terra e uma feira motard para venda de artigos alusivos às motos bem como a feira da alimentação com bebidas e refeições, temos como ponto alto o passeio das tochas que é um passeio de mota pelo centro histórico da cidade com tochas acesas na mão e tem como inicio um fogo de artificio, com este passeio tentamos da melhor forma mostrar a quem nos visita o melhor da nossa cidade.

A Associação todos os anos elabora um programa de actividades para esse mesmo ano, na qual se destacam algum desses eventos.

Todos esses eventos em que organizamos ou participamos contamos sempre com o apoio e participação dos associados do clube mas também estamos de portas abertas a todo o público em geral que tenha interesse em participar ou colaborar nesses mesmo eventos, com isto poderemos estar a abrir as portas a futuros associados do clube

Em Janeiro visitamos Montalegre com o almoço do já tradicional cozido, Tivemos também a nossa segunda noite de Fados na sede do clube.

Em Fevereiro participamos no Carnaval da Cidade de Barcelos com carro alegórico com o tema das motos.

Em Março fizemos um passeio de bicicleta a Ponte de Lima pela ciclo via que tem junto ao rio Lima, demos apoio ao Rali de Barcelos organizado pela Câmara Municipal de Barcelos

Em Abril fizemos o passeio ao Nariz do Mundo na Srª da Graça Guimarães, também visita as caves aliança com o almoço tradicional leitão.

Em Maio realizamos o nosso Encontro Motard.

Junho participamos no Portugal Lés-a-Lés que é um passeio de Moto-Turísmo e que consiste na ida de Bragança a Faro de moto por varias terras do interior do país e de alguns anos para cá temos sido o moto clube com mais inscritos no ano passado contamos 17 equipas ou seja 35 participantes Barcelense, apoiamos a concentração de camiões da Nucaminho, no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Barcelos para a Prevenção Rodoviária, participamos nos eventos

Julho e Agosto participamos na amostra de Artesanato de Barcelos no sector das Tasquinhas Organizamos também O Moto Rali Interno inserido na feira de Artesanato em que o ultimo com o Tema dos Moinhos do Concelho e também a participação na feira das Associações aonde estamos exposto com um stand na qual temos a oportunidade de mostrar a quem nos visita os nossos eventos em que organizamos e apoiamos.

Em Setembro organizamos o nosso Moto Rali inserido no Calendário da Federação de Motociclismo de Portugal e que consiste em passeios de Mototurismo mostrando a nossa região gastronomia e culturas aos participantes que nos visitam de vários pontos do país.

Em Outubro organizamos o passeio Todo terreno em moto em que todos os anos recebemos vários participantes de varias regiões.

Em Novembro temos o nosso já tradicional Magusto para os associados

Em Dezembro é o mês em que mais eventos temos como o passeio BTT a Vilarinho das Furnas a participação no passeio dos pai Natal de moto Organizado pela Câmara Municipal de Barcelos, fazemos também o Jantar de Natal para todos os sócios do Clube e costume fazer todos os anos um donativo a varias associações como por exemplo já oferecemos uma moto aos Bombeiros Voluntários de Barcelos outra ao Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e também aos Bombeiros Voluntários de Viatodos, também oferecemos televisores ao Hospital de Barcelos bem como a outras associações.

Ao longo dos anos também organizamos, colaboramos e participamos em vários eventos de grande Importância para o moto Clube e concelho como por exemplo e devido á nossa boa relação com a Autarquia e Federação conseguimos trazer para a nossa cidade a Partida do Portugal Lés-a-Lés com a participação de 1000 Motociclistas de todo o país e quem sabe não teremos outros eventos de renome para a nossa cidade.

Também estamos receptivos a outro tipo de actividades como aconteceu acerca de 3 anos quando foi proposto á direcção do Moto clube por um piloto de competição a constituição de uma equipa de velocidade com o nome do moto clube, na qual foi aceite por unanimidade pela direcção e associados, foi então posto o nome de “Teem Moto Galos”. Após termos aceite o convite de formar a equipa fomos convidados a integrar uma equipa de comissários de pista para provas de velocidade na qual já lá vão três anos a exercer essa actividade e já contamos com provas a nível Nacional Europeu e Mundial. ( ETCC, SBK, Moto GP, Campeonato Nacional de Velocidade, etc.)

Já passaram pelos Órgãos Sociais do Clube 33 sócios, tendo dois deles pertencido sempre as listas, “Kym Mário e Pedro Sousa” de qualquer forma importa agradecer a todos os sócios, bem como a pessoas e entidades, públicas ou privadas que directa ou indirectamente têm apoiado incondicionalmente, ajudando assim a tornar realidade este nosso projecto.

Actual direcção: 9ºs ÓRG. SOCIAIS 30/09/09 a 30/09/11

ASSEMBL.GERAL
JOSÉ MORGADO
PEDRO LOURENÇO
ALBERTO AGRA

DIRECÇÃO
PEDRO SOUSA
BRUNO BARBOSA
PAULO CAPELA
JOAQUIM MIRANDA
ALBERTO COSTA

CONSEL. FISCAL
KYM MÁRIO
PAULO ROSAS
EMÍLIA GONÇALVES

Nestes 13 anos a Associação Clube Moto Galos de Barcelos, esteve envolvida e promoveu vários acontecimentos, isto tudo devido ao empenho e dedicação das várias direcções que por aqui passaram e de todos os sócios do clube, bem como a colaboração das verias entidades que nos tem apoiado.

Central de Camionagem de Barcelos
Avenida das Pontes, apartado 5046,
4750-206 Arcozelo Barcelos