motogalos@motogalos.pt

Moto Galos apadrinha criança moçambicana

Chama-se Yassimini A. a criança moçambicana que a Moto Galos começou há dias a apoiar, no âmbito do projecto de apadrinhamento da SOPRO.

A menina tem 8 anos e frequenta o 3º ano de escolaridade. Com o donativo que o clube destinou ao projecto da ONGD barcelense, no valor de 100€ anual, Yassimini vai agora ter melhores condições para estudar, com o acesso a algum material escolar, assim como um lanche diário.

Um pequeno gesto que representa um contributo de grande importância não só para a criança apadrinhada, como também para a sua família, permitindo-lhe que estude e que sonhe com uma vida melhor, num meio onde as dificuldades e as carências são inúmeras.

Parte do donativo é ainda encaminhado para a Escola João XXIII, na periferia da Beira, onde é aplicado na melhoria das condições de ensino e no apoio às crianças apadrinhadas, nomeadamente através de um Assistente Social e de voluntários da SOPRO que estabelecem contacto e acompanhamento entre as crianças e as suas famílias.

A partir de agora, a Moto Galos passa a acompanhar o percurso escolar da afilhada, recebendo notificações em cada trimestre do ano lectivo e a receber, por exemplo, cartas e desenhos, como o da foto que recebemos há dias.

Rita Marques em Moçambique
Entretanto, está em Moçambique, na Beira, capital da província de Sofala, desde meados de Julho, Rita Marques, filha do nosso sócio Gabriel Marques, numa missão de voluntariado da SOPRO, que conta também com o apoio da Moto Galos.

A jovem, de 21 anos, licenciada em Educação Musical, está a trabalhar na Escola João XXIII e no Centro Educacional e Assistencial La Salle, a cerca de 10 quilómetros da cidade. Rita Marques cumpre assim “um sonho antigo de fazer voluntariado internacional”, dinamizando actividades lúdicas e educativas junto de crianças e jovens.

Na semana passada, Rita e Bruna, a companheira de projecto, estiveram no centro assistencial a leccionar aulas de Inglês do 4º ao 9º ano. Situado numa região onde a pobreza e o analfabetismo são evidentes, “a maioria das crianças que frequenta este centro tem dificuldades no Português, pelo que o entendimento da língua inglesa ainda é mais crítico”. Para a voluntária barcelense, “está a ser uma experiência intensa e cheia de desafios que valem muito a pena”. A dupla permanece em Moçambique até ao final do mês de Agosto.

Para mais informações sobre os projectos de apadrinhamento e de voluntariado internacional dinamizados pela SOPRO visite a página oficial http://www.sopro.org.pt.


Publicado em 2015-08-03

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt