motogalos@motogalos.pt

Pilotos da Moto Galos na lista de excelência da Porto Extreme Lagares

Tiago Kinex e Tiago Vale do Enduro Team da Moto Galos integram, pelo segundo ano consecutivo, o restrito grupo de pilotos que conseguiu cortar a meta da mítica Porto Extreme XL de Lagares.

A dupla barcelense figura, assim, numa lista de excelência onde apenas 53 pilotos – entre cerca de 200 participantes de várias nacionalidades, nas categorias Pro, Expert, XL e Hobby – terminaram a prova, uma das mais duras e desafiantes do calendário internacional do hard enduro. A Extreme Lagares disputou-se, no domingo, pelos sinuosos trilhos florestais dos concelhos de Paredes e Penafiel.

Integrados na classe Hobby, esta foi a primeira vez que Tiago Kinex e Tiago Vale competiram juntos pelo Enduro Team da Moto Galos, uma experiência que resultou “numa demonstração de verdadeiro companheirismo, fundamental para enfrentar a dureza e as dificuldades impostas”, como salientou Pedro Faria, director de equipa.

Juntos enfrentaram o exigente traçado de 32 quilómetros, por entre cursos de água, montes e vales, numa longa etapa que durou 4 horas e 34 minutos (o tempo limite é de seis horas). Nas contas finais, com a soma da pontuação da especial nocturna de sábado, Tiago Kinex terminou em 22º lugar e Tiago Vale foi 27º.

“As expectativas foram cumpridas, o foco era terminar a prova, conseguimos chegar ao fim sem grandes sobressaltos, além disso alcançamos também excelentes resultados, o que nos deixa muito orgulhosos e a poder sonhar mais alto e com objectivos mais arrojados para as próximas participações”, referiu Pedro Faria.

Antes do grande desafio de domingo, o evento arrancou no sábado com um prólogo urbano pelo centro histórico do Porto. Com partida e chegada na Ribeira, o percurso fez-se entre escadarias, ruas estreitas e obstáculos artificiais, como pneus e rampas, que impuseram ainda mais dificuldades.

De forma a não colocar a prova em risco, “prudência, segurança e cautela foram as palavras de ordem” nesta etapa inicial. Ambos entraram com o pé direito e terminaram esta super especial citadina “nos 25 primeiros, entre 200 participantes, o que é de realçar”, frisou o director de equipa. Tiago Vale obteve a 18º posição (1m.46s), Tiago Kinex foi 24º (1m54s), resultados que garantiram um bom lugar de arranque para a prova principal.

À noite, na Especial Nocturna, em Sobreira, concelho de Paredes, os barcelenses também conseguiram bons desempenhos. Tiago Kinex demorou 45 minutos a percorrer os seis quilómetros, já Tiago Vale demorou mais 9 minutos do que o colega, pois enfrentou problemas com a embraiagem da moto, já no final do trajecto.

A Porto Extreme XL de Lagares realizou-se sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal e contou com a presença de mais de duzentos pilotos, entre os quais a elite da especialidade, como o britânico Ben Hemingway ou o espanhol Alfredo Gómez, actual campeão do mundo e vencedor da prova portuguesa em 2014 e 2015. A Extreme portuguesa foi a quinta etapa do Campeonato do Mundo de Extreme Enduro, seguindo-se às jornadas de Itália, Grã-Bretanha, Áustria e Roménia. A competição prossegue na Turquia e depois na África do Sul.

O evento já vai na 11ª edição e desde que entrou no calendário mundial, em 2010, o impacto mediático e a projecção internacional têm vindo sempre a crescer, sobretudo desde a inclusão do prólogo no Porto e a transmissão televisiva pela RedBull TV. Quer na Ribeira, quer ao longo do trajecto em Lagares, milhares de pessoas assistem nas diversas zonas de espectáculo ou em locais de difícil acesso a esta arrojada vertente do motociclismo todo-o-terreno.

Apoio não faltou a Tiago Kinex e Tiago Vale. A acompanhá-los neste desafio de grande exigência esteve uma numerosa equipa de cerca de 30 pessoas, incluindo director de equipa, mecânico, assistentes, sócios, familiares e amigos.

Praticantes amadores com potencial
Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, destacou “a união, o trabalho de equipa e a ajuda mútua” como ingredientes fundamentais para a excelente prestação da dupla barcelense, “numa prova de elevada exigência, onde os pilotos são levados ao limite em termos físicos”. Tiago Kinex e Tiago Vale “estão de parabéns”, conseguiram demonstrar que, “ainda que amadores e com parcos recursos e apoios, têm capacidades e potencial para se destacarem na modalidade”.

Publicado em 2015-09-21

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt