
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Um momento memorável também para Barcelos, cidade que marcou o arranque do jovem motociclista, de 28 anos, natural de Oliveira de Azeméis, para mais uma grande aventura, desta vez numa moto de alta cilindrada.
“Nesta viagem vou mais confortável. Coloquei o desafio aos meus seguidores das redes sociais e a larga maioria escolheu a potente Honda Africa Twin 1100cc, provavelmente para eu não ficar pior da coluna”, referiu, em alusão às três vértebras ainda lesionadas em consequência do acidente com um camião que sofreu nos EUA, aquando da volta ao mundo de minimoto.
Depois de atingir a maior longitude ao volante de um minimoto Honda Monkey 125cc, o objetivo agora é conseguir o recorde de maior latitude (do Pólo Sul ao Pólo Norte).
No sábado à tarde, a despedida fez-se em ambiente de muita festa, com comes e bebes, animação e música ao vivo pelo grupo “Alegre Minho”. André Sousa esteve mais de três horas a dar autógrafos e a tirar fotografias com os muitos fãs e motards que se juntaram no Campo da Feira.
A cerimónia épica incluiu ainda a apresentação oficial do seu primeiro livro “Volta ao Mundo de Minimoto”, onde relata a epopeia vivida com o “super tremoço”, entre 2020 e 2023, em mil dias e 54 países.
A iniciativa contou com a presença de Mário Constantino e de Carlos Reis, do Município de Barcelos. “Não havia como negar este apoio: primeiro, porque nos foi sugerido pela Moto Galos, uma referência do associativismo barcelense, depois pela forma encantadora como o André Sousa apresentou-nos o projeto, bem construído, consistente, com audácia e empreendedorismo”, salientou o edil. "Será também a nossa viagem e daqui a um ano e meio cá estaremos para uma grande receção”.
Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, congratulou-se pelo evento e reforçou a colaboração ao associado nº 448, "por levar o nome do clube, de Barcelos, de Portugal e dos motociclistas por esse mundo fora".
"Tenho muito orgulho em sair desta cidade, uma parte do meu coração é já barcelense", disse emocionado André Sousa, antes da partida já depois da hora prevista, perto das 17h00. Quilómetro zero propositadamente junto ao “Homo Viator”, monumento de homenagem ao motocilista, sob uma chuva de aplausos e um milhar de companheiros de estrada a acompanhar até à fronteira com Espanha (Valença/Tui).
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2