
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Direito de Resposta
A Associação Clube Moto Galos de Barcelos nasceu em 1997. Nessa altura foi formada por um conjunto de homens que “gostavam de andar de moto”. Não demorou muito a tornar-se num grupo de homens insatisfeitos com essa actividade e rapidamente os horizontes da Associação alargaram-se à área social.
A Moto Galos, teve, desde sempre, a noção da sua responsabilidade social, e nesse sentido, ajudou e fez muitos sorrisos ao longo da sua existência. Ofereceu camas articuladas a lares, paletes de fraldas e brinquedos, várias motos e subsídios a todas as corporações de Bombeiros Voluntários de Barcelos, equipou o Hospital de Barcelos com televisões para os quartos dos doentes, ofereceu cadeiras de rodas a lares e fez muitos mais sorrisos.
A Moto Galos tornou-se numa Associação de enorme credibilidade e respeito, a quem organizações e pessoas particulares acorrem em horas de aflição.
Na edição do Barcelos Popular, a seguir à concentração motard, o Sr. Francisco Fonseca, membro directivo desta publicação, insurgiu-se contra o espaço onde se realiza a concentração motard, bem como a família motard, proferindo palavras levianas e de mau tom, para um jornalista com muitos anos de carteira profissional e que deveria ser sinónimo de maior conhecimento de causa sobre o que fala, no seu artigo de opinião.
Nesse sentido, gostaríamos de vir esclarecer o Sr.º Francisco Fonseca, Direcção e restante redacção, sobre os seguintes factos:
1- A Associação Clube Moto Galos de Barcelos é uma organização politicamente independente, e por isso rejeita tornar-se em arma de arremesso contra o actual poder político. Se o jornalista em causa tem alguma incompatibilidade com a actual autarquia, deve resolvê-lo em sede própria e não usar o nome da Moto Galos na praça pública.
2- Anualmente a Moto Galos, no período preparatório à concentração, consulta a Direcção do Hospital de Barcelos e reúne com a empresa de segurança que assegura a concentração, no sentido de provocar a menor instabilidade e ruído possível, tanto ao Hospital de Barcelos, por quem tem o maior respeito por quem se encontra em convalescença, bem como com os moradores mais próximos ao Parque da Cidade.
3- A Moto Galos é provavelmente a Associação do Concelho que mais visitantes trás a Barcelos, funcionando como um interessante motor para a economia do concelho, através das actividades que faz, por exemplo, a realização do Dia do Motociclista, que trouxe a Barcelos cerca de 50.000 mil pessoas, mais 16.000 mil pessoas com a concertação motard deste ano, pelo que muitos dos empresários da restauração e comércio agradeceram à Associação, esta oportunidade de trabalho.
4- É tradição a realização da concentração motard no Parque da Cidade, porque se trata de um espaço de fácil acesso, não só para motociclista, como para o público em geral, sendo que foram milhares de barcelenses que saíram à rua, especialmente para assistir ao Passeio das Tochas, sobretudo junto às duas entradas do Parque, mas também por toda a cidade.
5- Bem sabemos que se trata de uma mera opinião e conhecemos bem o conceito de “liberdade de expressão”, contudo não esqueça, o Sr. Jornalista, a responsabilidade do alcance das suas palavras. Não acreditamos que a sua opinião, seja o reflexo do quadro de jornalistas de tão reputada publicação, caso contrário, e com essa opinião sobre associações que tem trabalho feito, já teriam fechado portas.
6- Nunca, em momento nenhum, as consecutivas direcções do Hospital de Barcelos repreenderam ou pediram à Moto Galos para alterar o local da concentração, porque conhece o elevado profissionalismo com que toda a organização trabalha, para evitar os menores constrangimentos possíveis.
Assim:
O Sr. Jornalista imaginaria a Festas das Cruzes noutro local?
O Sr. Jornalista imaginaria os jogos de hóquei em patins noutro local?
Também nós não imaginamos a concentração noutro local da cidade, contudo, e se as altas autoridades assim o decidirem, passaremos a realizá-la onde se entender melhor.
Por qualquer incómodo causado com a concentração, pedimos desculpa aos barcelenses;
Por qualquer incómodo causado aos doentes internados no Hospital de Barcelos, pedimos as maiores desculpas, funcionários e Direcção.
Por qualquer incómodo causado aos moradores do centro da Cidade de Barcelos, lamentamos qualquer incómodo causado.
Ao Sr. Francisco Fonseca, membro directivo do Jornal Barcelos Popular, lamentamos a leviandade das suas palavras, que conferem que nada sabe do projecto da Associação Moto Galos de Barcelos, muito menos sobre os valores que regem a família motard.
E nesse sentido, convidámo-lo a visitar a nossa sede, o nosso projecto, missão e valores que nos regem, para que daqui em diante não fale sobre aquilo que não conhece.
Atentamente
A Direcção da Associação Clube Moto Galos de Barcelos
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2