Tiago Sousa recebido calorosamente após título de vice-campeão mundial

Tiago Sousa sagrou-se vice-campeão mundial de Jet Ski, em Abu Dhabi. Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, esteve esta manhã na calorosa recepção ao piloto barcelense, no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O jovem atleta de Barcelos e sócio da Associação Moto Galos regressou hoje a Portugal e na bagagem trouxe a medalha de prata conquistada, este domingo, no Grande Prémio de Abu Dhabi, como também o desconforto de ter perdido o título mundial da modalidade na secretaria - ganho em pista, todavia.

Tiago Sousa terminou os dois heats da quarta e última etapa do Campeonato do Mundo de Jet Ski em terceiro lugar, facto que lhe garantia o troféu maior da prova organizada pela União Internacional de Motonáutica (UIM), no entanto o português acabou desclassificado por irregularidades na moto, tal como o italiano Alberto Monti. Evocando os regulamentos, a entidade que rege o Jet Ski mundial relegou assim o piloto português para segundo lugar do pódio e o transalpino para a terceira posição. O título foi, portanto, “oferecido” ao francês Michael Poret, segundo nas duas corridas do dia.

Na classificação final, Michael Poret somou um total de 118 pontos, mais 11 do que Tiago Sousa e mais 13 do que Alberto Monti.

“Estou em total desacordo com a decisão do júri. Fui campeão europeu com as mesmas especificações técnicas, venci os Grandes Prémios da China e do Qatar para o mundial sob o mesmo regulamento e após o jet ter sido devidamente verificado. Não dá para entender como só agora é que a UIM se lembrou de que havia um erro. Dos nove jets só um é que estava diferente, que foi o que ganhou, e só o meu e o do Monti é que foram desclassificados. Minimamente caricata a solução que encontraram para levar um piloto a campeão que não entrava nas contas do título”, criticou através de nota de imprensa enviada à comunicação social.

Apesar do sabor amargo deste final de época, o piloto de Barcelos faz contudo um balanço positivo. “Foi um ano muito exigente, mesmo não tendo começado bem o campeonato, sempre acreditei que tudo era possível. De tal forma que depois de ter assumido a liderança do campeonato na penúltima prova, senti que estava muito próximo do sonho de me tornar campeão mundial. Não me deixaram”, lamentou.

“Muitos parabéns por mais esta conquista em especial ao Tiago e também ao pai Armindo e ao irmão Rui que o acompanharam neste projecto. Excelentes resultados só se conseguem com persistência, trabalho e esforço e, apesar de decisões controversas, para nós és o verdadeiro campeão! Continua assim que um dia vais conseguir concretizar esse teu sonho!”, referiu Pedro Sousa, à margem da conferência de imprensa que se seguiu à chegada do vice-campeão mundial, no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Publicado em 2013-12-02



Notícias relacionadas

3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões

A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.

Miguel Martins sagra-se campeão nacional de Endurance GP1

O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.

Grande sucesso na 3.ª edição do X Trophy de Barcelos

A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.

Sérgio Loureiro brilha no Cross Country da Galiza e vence na classe 400cc

O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.

24.º Raid TT MotoGalos em Barcelos a 25 de outubro

Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.

Desafio e Determinação no Estoril para a Equipa de Superbike

A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2

Patrocinadores
desenvolvido por aznegocios.pt