2600 quilómetros de moto em 6 dias entre Barcelos e Ibiza

16 elementos participaram, de 21 a 26 de Abril, no passeio mototurístico que a Moto Galos promoveu a Ibiza, terceira maior ilha das Baleares, no mar Mediterrâneo. O conta-quilómetros registou no final 2600 kms em seis dias.

Depois das experiências insulares nos Açores e na Madeira, agora foi a vez da Moto Galos rumar até às ilhas Baleares de Ibiza e Formentera, na zona ocidental do mar Mediterrâneo. Os motociclistas saíram de Barcelos na segunda-feira de Páscoa logo pela manhã, em direcção a Madrid, onde pernoitaram. Antes do merecido descanso, tempo ainda para uma visita aos locais mais emblemáticos da capital espanhola.

Na terça-feira, dia 22, o grupo começou cedo a viagem até Dénia, na província de Alicante, para fazer a travessia de ferry para o porto de Santo António, marcado para as 16h. A passagem de Espanha continental para Ibiza demorou cerca de 2h30. À chegada, à espera estavam os “anfitriões” Zé e Emília Gonçalves, que ofereceram o jantar em sua casa onde não faltou, claro, a típica paella.

O dia seguinte, quarta-feira, começou com uma breve visita à capital Ibiza, que fica no sopé de uma colina e no alto da mesma está localizada Dalt Vila, onde estão situadas as principais atracções turísticas e culturais. Trata-se de uma pequena cidade muralhada, construída no século XVI, para defender a ilha de eventuais ataques. Ruas estreitas, casinhas brancas, um castelo, ladeiras e pequenos labirintos marcam a passagem por esta zona. Mas o mais característico da cidade – e motivo maior pelo que é tão conhecida – são os bares, as esplanadas, as lojas e o ambiente nocturno da zona portuária, que atrai milhares de turistas durante todo o ano.

Às 11h, o grupo embarcou juntamente com as motos em direcção à ilha de Formentera, pequena jóia do Mediterrâneo. Com 82 quilómetros de praia, Formentera é conhecida como um verdadeiro paraíso por ter sabido conjugar turismo com a protecção do meio ambiente e o respeito pela natureza. A travessia de barco fez-se em 30 minutos. O frio que se fazia sentir na altura não permitiu fazer praia, mas proporcionou agradáveis momentos passeando de moto por toda a ilha, ao longo da qual existem várias praias, de grande e pequena dimensão, de areia branca e águas transparentes, e ainda numerosas enseadas e recantos isolados de beleza ímpar. O jantar aconteceu já em Ibiza, dando ainda para conhecer e desfrutar da afamada vida nocturna da cidade.

Na quinta-feira, dia 24, o grupo deu uma volta completa à ilha, com destaque para a ida a Sa Talaia, ponto mais alto da ilha (475 metros de altitude) que oferece vistas magníficas sobre a envolvente, para ambos os lados. “Só com motos potentes como as nossas se consegue aceder a este local, de onde se pode ver uma panorâmica geral de toda a ilha e o mar a longa distância”, disse Pedro Sousa, presidente do moto clube. Avistam-se, por exemplo, as ilhotas Es Vedra, imagem bastante característica de Ibiza, comparadas com o "Triângulo das Bermudas", ponto mágico do planeta onde garantem que acontecem eventos estranhos e inexplicáveis, além de interferir com os radares de navios e aeronaves. Sem mistérios, à noite realizou-se um churrasco “bem regado”, novamente em casa dos “anfitriões” Zé e Emília, junto ao mar.

Na sexta-feira, a viagem de regresso entre Ibiza e Dénia foi um pouco atribulada, devido à forte agitação marítima, valendo algumas indisposições – passageiras após chegada a terra. A última pernoita foi de novo em Madrid. A saída da capital espanhola no sábado foi feita com chuva e vento, o que dificultou a condução, mas a viagem correu sempre bem, que foi o mais importante. O almoço aconteceu em Chaves, para “reconfortar o estômago com gastronomia tipicamente portuguesa”. Não faltou, pois, o bacalhau, para seguir depois até Barcelos. Chegaram a casa por volta das 18h.

“Percorremos 2600 quilómetros, foram seis dias fantásticos. O grupo voltou muito satisfeito, foi bom conhecer este famoso destino turístico de moto, o que despertou a curiosidade dos locais, pois apesar de lá existirem muitas motos são de cilindrada baixa. A nossa passagem foi, portanto, sempre muito apreciada e comentada, tanto pelos residentes como pelos turistas”, frisou Pedro Sousa.

Dia Nacional do Motociclista
Entretanto, no sábado à noite, dia 26, realizou-se um jantar na sede da Associação Moto Galos para recepção aos amigos de Portalegre. No domingo seguiram depois todos juntos para Viana do Castelo, para as comemorações do Dia Nacional do Motociclista. Um grupo de 120 associados participou no evento e no almoço no local.


Publicado em 2014-04-30



Notícias relacionadas

3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões

A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.

Miguel Martins sagra-se campeão nacional de Endurance GP1

O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.

Grande sucesso na 3.ª edição do X Trophy de Barcelos

A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.

Sérgio Loureiro brilha no Cross Country da Galiza e vence na classe 400cc

O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.

24.º Raid TT MotoGalos em Barcelos a 25 de outubro

Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.

Desafio e Determinação no Estoril para a Equipa de Superbike

A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2

Patrocinadores
desenvolvido por aznegocios.pt