
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Entre 115 pilotos de várias nacionalidades, na classe Hobby, o atleta da Associação Moto Galos, em parceria com a MicroCarlos e a Prostick, conseguiu a proeza de estar nos 39 que terminaram a prova logo na sua primeira participação – algo que muitos atletas perseguem e tentam há vários anos consecutivos mas que não conseguem precisamente dada a dureza e a dificuldade exigidas.
Tiago Kinex foi ainda um dos 17 portugueses da classe a concluir a corrida nortenha e a mais mediática de hard enduro nacional. “Estou muito contente com o feito, superou as minhas expectativas, houve momentos em que estive perto da exaustão, surgiram alguns problemas mecânicos, mas nada que não se resolvesse para prosseguir a competição. Foi uma estreia muito positiva, não poderia ter corrido melhor”, acentuou, em jeito de balanço.
A 10ª edição da Extreme de Lagares arrancou bem no coração do Porto, junto ao rio Douro, na Ribeira, local onde se realizou o prólogo, que definiu a ordem de arranque. Nesta super especial citadina, o jovem de Gilmonde entrou com o pé direito e conseguiu um surpreendente tempo de 1 minuto e 47 segundos, sendo 27º na classe Hobby e 35º da geral.
A corrida nocturna já teve lugar em Lagares, concelho de Penafiel, e o barcelense também entrou muito bem, conseguiu ultrapassar dez adversários e um excelente desempenho, no entanto a organização decidiu anular os tempos da classe Hobby, depois de ter alterado o percurso a meio da prova devido à dificuldade de alguns obstáculos.
A etapa de domingo – a última e mais longa – foi de grande dureza e exigência, “o objectivo foi tentar guardar forças para chegar o mais longe possível”, pois “aí a meta ainda era um sonho longínquo”. Ao fim de 15 quilómetros percorridos, inúmeros desafios superados, quatro horas a andar de moto quase sem parar, o pior aconteceu. Uma queda numa zona de água deixou a “velhinha” KTM 250 EXC submersa, só ao fim de uma hora é que o jovem piloto conseguiu por a moto a funcionar novamente.
Faltavam os cinco quilómetros mais duros e apenas restava uma hora para os cumprir. Com a garra e a força dos seus 23 anos, Tiago Kinex ultrapassou pedra a pedra, poça a poça e ao fim de 6h06m56s (há 10 minutos de tolerância) subiu ao palco e terminou uma das prova mais duras do mundo – à primeira tentativa!
Pedro Faria, director de equipa, salientou “o resultado inesperado e surpreendente, o que nos deixa a sonhar mais alto e com outras aventuras”. Também Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, mostrou-se “orgulhoso com a excelente prestação e o resultado, numa prova de grande esforço físico e mecânico. Chegar ao fim de uma competição desta dureza, logo na primeira participação, foi uma vitória”.
Na Porto Extreme de Lagares estiveram presentes alguns dos melhores pilotos do mundo na especialidade, como o inglês Graham Jarvis ou o espanhol Alfredo Gomez. Nas várias categorias participaram 268 concorrentes e apenas 99 terminaram a prova.
Tiago Kinex com Graham Jarvis, número 1 no Hard Enduro mundial
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2