Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Grande fim-de-semana por Carrazeda, Macedo de Cavaleiros e Vila Boa

Foi do melhor o 3º Passeio “Apanha da Castanha”, que decorreu nos dias 25 e 26 de Outubro, por terras de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Cinquenta elementos participaram neste passeio temático que já começa a ser uma referência no calendário anual de actividades da Moto Galos, num fim-de-semana de Outono marcado pelas temperaturas amenas, ideais para passear pelo interior e apreciar as belas paisagens transmontanas.

Este ano, o roteiro incluiu a passagem por Carrazeda de Ansiães, Vilarinho da Castanheira, Foz do Sabor, Macedo de Cavaleiros, Azibo, Izeda, Salselas e Vila Boa (Bragança), onde - como habitualmente - decorreu o farto almoço no domingo.

No sábado de manhã, as primeiras visitas foram ao Posto de Turismo de Carrazeda de Ansiães e ao Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães (CICA), depois o grupo seguiu juntamente com a guia Dra. Alexandra para o Castelo e Vila Amuralhada de Ansiães, monumento nacional desde 1910. Para mais tarde recordar fica a “peripécia” de encontrar uma chave da moto perdida, entretanto encontrada para gáudio de todos.

Após o excelente almoço onde não faltou a afamada posta, o passeio fez-se pelo Circuito Turístico do Douro, contemplando as maravilhosas paisagens durienses das vinhas em socalcos, minuciosamente separadas por muros, das quintas e das pequenas aldeias – num espectáculo visual verdadeiramente espantoso.

Paragem obrigatória no miradouro da rota a meia encosta, na Senhora da Ribeira, já junto ao Douro, e no Museu da Memória Rural, na aldeia de Vilarinho da Castanheira. Esta estrutura foi recentemente inaugurada, em Agosto de 2013, e dedica-se à recolha, preservação e divulgação da cultura rural duriense e transmontana.

Um trajecto com curvas, muitas curvas, bastante pó também à mistura. Conhecer e desfrutar deste cenário com o calor outonal que se fez sentir no fim-de-semana é sempre um prazer e uma descoberta e todos foram unânimes “antes pó do que lama”.

À noite, o jantar realizou-se no restaurante Sineta, o bacalhau esteve ao agrado de todos e o convívio na sede do Mototurístico de Macedo de Cavaleiros também se prolongou pela noite dentro.

Almoço e convívio em Vila Boa
No domingo, o dia amanheceu novamente solarengo e a viagem prosseguiu pelo Azibo, Salselas (visita ao Museu Rural), Izeda (visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários local) e paragem em Vila Boa para o almoço, carinhosamente preparado pela população local e pela nossa sócia Paula Ramos.

As belas paisagens de Trás-os-Montes abriram o apetite e logo à chegada um fartote de comida: alheira, presunto, chouriço, pão, queijo, azeitonas, cordeiro e, à sobremesa, fruta e as obrigatórias castanhas cozidas.

A música também ajudou à festa e até houve bailarico. Bonito convívio entre gentes de diferentes regiões que, durante umas horas, se relacionam, confraternizam e estabelecem laços de amizade que se vão fortificando a cada evento. O ideal motociclista também é isto: ser simples, alegre, feliz, gentil, hospitaleiro – assim, gente boa!

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Publicado em 2014-10-29



Notícias relacionadas

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Renato Silva conquista 3.º lugar no Sprint Enduro de Seia

O Campeonato Nacional de Enduro Sprint 2026 arrancou em Seia, com Renato Silva a subir ao pódio na categoria Elite.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Barcelos recebe segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint

A segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint 2026 realiza-se em Barcelos

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

CNV: Pódio para Nelson Cruz no Estoril III

O piloto barcelense conquistou o 3.º lugar das Superbike na primeira corrida do fim de semana, no Circuito do Estoril, e viu a segunda manga terminar prematuramente após um incidente na curva 1.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Superbike: Nelson Cruz sobe ao 4.º lugar do CNV após Portimão

O piloto barcelense somou um 5.º e um 4.º lugar na jornada do Campeonato Nacional de Velocidade, no Autódromo Internacional do Algarve, e ascendeu provisoriamente ao 4.º posto das Superbike.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

24º Moto-Rali 2026 -

Conheces Ponte da Barca? Pensamos que não! Propomos que nesta edição A´Barques a Estrada, rumo à descoberta!

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Passeio Campos de Lavanda: três dias de estrada, paisagens e espírito de grupo

Entre os dias 1 e 3 de maio, realizou-se o Passeio a Espanha - Campos de Lavanda, reunindo amantes das duas rodas para uma experiência que combinou estrada, natureza e convívio.

Patrocinadores
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
desenvolvido por aznegocios.pt