A experiência de Rui Cunha e a jovialidade de Liliana Macedo encantaram

A tradição continua a cumprir-se e o fado – Património Imaterial da Humanidade desde 2011 – voltou a integrar o calendário anual de actividades da Moto Galos.

A experiência de Rui Cunha e a jovialidade de Liliana Macedo abrilhantaram a noite fadista deste ano, que se realizou na passada sexta-feira, na sede do moto clube barcelense, repetindo mais uma vez o sucesso das edições transactas.

A iniciativa realizou-se pela primeira vez no actual espaço convívio, antes o palco era colocado no exterior da sede, no corredor da Central de Camionagem. A alteração funcionou bem e propiciou “um ambiente mais acolhedor e intimista”, como referiu Pedro Sousa, presidente da Moto Galos. A acompanhar os cantores de fado estiveram, também em brilhantes desempenhos, Francisco Vieira, na guitarra portuguesa, e João Martins, na viola clássica.

Um excelente espectáculo que o público apreciou, aplaudiu de pé e até pediu mais. Seis dezenas de pessoas, entre sócios e não sócios, ouviram em silêncio o fado durante duas horas, num reportório que incluiu grandes êxitos como “Júlia Florista”, “Nem às Paredes Confesso”, “Valentim”, “Mariquinhas” ou “Chuva”.

A solo ou em conjunto, o vianense Rui Cunha e a barcelense Liliana Macedo exploraram um rol variado de fados e canções bastante populares, onde o público também colaborou nas interpretações, encantado com a simpatia e as agradáveis vozes dos artistas convidados. De diferentes gerações e em registos distintos, ambos partilham todavia a mesma paixão de cantar o fado – o género musical que mais evoca o espírito português.

Rui Cunha canta fado há cerca de uma década e é cantor residente na “Barquinha”, em Viana do Castelo. Participa em eventos regularmente, tendo recentemente integrado o espectáculo “Viana Canta o Fado”, que decorreu em Novembro passado, no Centro Cultural local.

Há três anos Liliana Macedo mudou-se de Barcelos para Lisboa para estudar “Design de Moda” e actualmente reside na capital onde trabalha na área e, simultaneamente, canta na “Tasca do Chico”, no Bairro Alto. Aos 21 anos, Liliana Macedo é mais uma promissora voz barcelense no fado, canta desde os 16 anos e está à procura de brilhar no panorama musical português.

Esta não foi a primeira vez que a jovem actuou numa Noite de Fados da Moto Galos, uma das primeiras vezes que cantou aconteceu precisamente no palco do clube. “Gostei muito de voltar aqui, sou sempre muito bem recebida e acarinhada pela Moto Galos, é uma satisfação regressar a Barcelos e a esta associação”, referiu Liliana Macedo, após os “votos de maior sucesso e de consagração” de Pedro Sousa. “Desejamos que consigas conquistar o lugar que mereces no fado e queremos que saibas que terás sempre um lugar especial na nossa casa”.

Mais fotos aqui

Publicado em 2015-02-23



Notícias relacionadas

3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões

A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.

Miguel Martins sagra-se campeão nacional de Endurance GP1

O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.

Grande sucesso na 3.ª edição do X Trophy de Barcelos

A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.

Sérgio Loureiro brilha no Cross Country da Galiza e vence na classe 400cc

O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.

24.º Raid TT MotoGalos em Barcelos a 25 de outubro

Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.

Desafio e Determinação no Estoril para a Equipa de Superbike

A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2

Patrocinadores
desenvolvido por aznegocios.pt