
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O emblemático momento na vida do clube – a “entrada” na maioridade – foi assinalado com uma festa de aniversário que decorreu no Gerês e onde participaram cerca de 150 pessoas, entre sócios, familiares e amigos.
As comemorações dos 18 anos começaram logo pela manhã, ainda em Barcelos, com o já habitual tributo na Estátua ao Motociclista. “Temos a felicidade de ter um local simbólico onde podemos homenagear todos os sócios que contribuíram e fazem parte da história da Moto Galos, incluindo aqueles que já partiram e que também trabalharam em prol do clube. Em datas tão especiais como esta não podemos deixar de recordar ainda todos os companheiros de estrada, afinal este monumento é a homenagem que prestamos a todos os motards”, referiu no momento Pedro Sousa, presidente do clube.
O passeio mototurístico seguiu depois em direcção ao Gerês, com paragem no Santuário da Senhora da Abadia para um retemperador e animado lanche. A missa pelos sócios já falecidos realizou-se na nova basílica de São Bento da Porta Aberta.
O almoço decorreu em Campo do Gerês, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a convite do Moto Club Serra do Gerês, dadas as relações de amizade e de cooperação que unem os nossos clubes há já vários anos.
O dia de festa fica também marcado pela entrada de 32 novos associados – o “baptismo” nas comemorações do aniversário do clube é a forma de acolhimento dos novos elementos, um momento importante que visa fortalecer o espírito de grupo e estreitar os laços entre todos.
A Moto Galos conta já na sua já grande família com 538 sócios, “um número que prova que o clube continua a despertar o interesse de quem partilha a mesma paixão pelas motos”. Após as formalidades de eleição dos novos associados, cantaram-se os parabéns e saboreou-se o bolo do 18º aniversário.
Respeito e confiança da sociedade
Quanto ao futuro, a aposta passa por potenciar a área desportiva, colocando atletas das diferentes modalidades (mototurismo, todo-o-terreno, velocidade, jet ski e downhill) a competir em provas e campeonatos nacionais, “de modo a dar visibilidade e a projectar o nome da Moto Galos e da cidade, a nível nacional e internacional”.
Em mente há também “a vontade de voltar a trazer para Barcelos uma iniciativa de grande relevância para o país”, como foi o Dia Nacional do Motociclista, em 2012, ou a partida do Portugal de Lés-a-Lés, em 2006. Na calha está ainda a publicação do livro da história dos 18 anos, um projecto que pretende perpetuar as estórias e as vivências do clube.
De resto, para Pedro Sousa, o mais importante é continuar a reafirmar o compromisso com a sociedade, um dos pilares fundamentais da cultura do clube: “Atingimos um patamar elevado e isso obriga-nos a ter uma responsabilidade acrescida. Temos a consideração e a confiança da comunidade, entidades, instituições e parceiros e uma imagem positiva a defender, pelo que espero que a Moto Galos continue a trabalhar nesse sentido, tal como o fez até agora”, salientou.
“O reconhecimento e o respeito que hoje temos da sociedade foram conquistados com muito esforço e trabalho ao longo destes anos, por isso não queremos nem podemos descurar estes aspectos. Parabéns a todos os sócios porque compreenderam o compromisso, aos novos associados pedimos que comunguem da mesma filosofia”, acrescentou.
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2