
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Cinco pilotos da equipa de Barcelos estiveram em prova nas águas do Rio Tua, entre cerca de 60 inscritos, de 11 países. André Barbosa foi terceiro classificado em Ski Júnior 2 (13-15 anos), Diogo Barbosa subiu ao primeiro lugar do pódio na classe Ski Júnior 1 (8-12 anos) e Matteo Valente acompanhou o colega de equipa ao ficar em terceiro na categoria dos mais novos.
Em Ski Júnior 2, André Barbosa voltou a alcançar a terceira posição em ambas as mangas, garantindo assim no final mais um bronze na competição, depois dos já conquistados na Croácia e em Espanha. O piloto da Moto Galos somou mais 32 pontos na jornada de Mirandela, mantendo-se em terceiro na classificação geral, atrás de Alec Enderli e Nycolas Olivin.
Continua, portanto, tudo ainda em aberto na luta pelos lugares do pódio, pelo que a decisão fica marcada para a quarta e última etapa do Europeu Aquabike, que se realiza em Valras, França, de 4 a 6 de Setembro. “O bronze está assegurado, mas estou confiante que posso ainda subir no pódio, pois o campeonato está em aberto e até à última bóia tudo pode acontecer”, referiu.
André Barbosa classificou-se também em Ski Sénior GP3, conseguindo nesta categoria a sétima posição. “Foi um bom resultado, atendendo que a prova foi muito competitiva, pois voltou a disputar-se conjuntamente com Ski GP3 e Ski Júnior”. Entre os seniores, na segunda manga, o piloto de 15 anos chegou, inclusive, “a andar em quarto lugar durante muito tempo da corrida”.
Diogo Barbosa, revelação e campeão em Mirandela
A etapa transmontana do Europeu – que este ano cumpriu a 19ª edição, num dos cenários mais bonitos do circuito da motonáutica internacional – fica, sem dúvida, também marcada pela excelente prestação dos novos atletas do team Moto Galos, que em Mirandela asseveraram futuro para o Jet Ski nacional.
Aos 10 anos, Diogo Barbosa venceu categoricamente os dois heats da classe Ski Júnior 1 e tornou-se no mais jovem piloto a vencer a competição europeia, já que esta foi a primeira vez que o Europeu contemplou a categoria, numa prova única.
Matteo Valente também subiu ao pódio com a camisola da Moto Galos para receber o troféu de terceiro classificado. No segundo posto ficou o açoriano Vitorino Rodrigues. Destaque também para os jovens do team de Barcelos Tomás Silva e Ivan Oliveira, 4º e 5º classificados, respectivamente.
“Estou muito feliz porque venci as duas mangas e porque consegui o meu objectivo que era ser campeão europeu na minha classe, é um orgulho levar a bandeira portuguesa ao lugar mais alto do pódio”, salientou Diogo Barbosa. Para a mais recente promessa da modalidade, o próximo objectivo agora “é ganhar o campeonato nacional”, cuja próxima prova se disputa em Sines, no final de Agosto. “Quero agradecer a três pessoas muito importantes para mim – ao meu pai, à minha mãe e ao meu irmão André Barbosa –, pelo apoio constante e por me terem dado esta oportunidade, sem eles nada disto teria sido possível”, acrescentou.
No final da cerimónia de entrega de prémios, que contou com a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Deporto e Juventude, Diogo Barbosa foi surpreendido pelo campeão europeu Michael Poret, o craque francês ofereceu-lhe o capacete e o troféu que conquistou em Mirandela, em Ski GP1.
Moto Galos em destaque no Jet Ski
Naturalmente orgulhoso com a excelente prestação que a equipa Moto Galos teve em Mirandela, Pedro Sousa, presidente do clube, considerou que o futuro do Jet Ski é promissor “com estas novas promessas que começam agora a despontar, fruto do trabalho e do esforço que está a ser desenvolvido pela nossa Escola de Jet Ski”.
Recentemente implementado, o projecto surgiu para apoiar e promover o ensino e a prática da modalidade no concelho e na região, sobretudo nas camadas etárias mais jovens. A aposta “está a ser bem sucedida e já tem o reconhecimento por parte das entidades nacionais e europeias, que face ao significativo número de atletas que inscrevemos decidiram incluir este ano, pela primeira vez, a classe Ski Júnior 1 no Campeonato da Europa. É sinal que o trabalho que estamos a dinamizar em prol da modalidade está a enriquecer e rejuvenescer o panorama da motonáutica nacional”, frisou.
Em Mirandela, a equipa da Moto Galos recebeu a visita de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, qu saudou o realçou o trabalho que está a ser realizado em prol do desporto e da modalidade em Barcelos.
Team Jet Ski Moto Galos com Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2