
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
No sentido de firmar os laços de parceria e amizade que unem a Moto Galos e as gentes de Vila Boa, alguns sócios rumaram mais uma vez, no fim-de-semana, até à aldeia transmontana para participar nas festividades locais em honra de Nossa Senhora de Fátima, que acontecem todos os anos a 15 de Agosto.
O grupo saiu cedo no sábado de manhã em direcção a Macedo de Cavaleiros, onde decorreu o almoço. Após a refeição, o passeio continuou pela Albufeira do Azibo, com paragem obrigatória para apreciar as belas praias fluviais enquanto se refrescavam as gargantas, e pelo Monte de Morais, o ponto principal da cadeia montanhosa do Maciço de Morais.
A chegada a Vila Boa aconteceu por volta das 18h. A recepção das gentes da terra foi como já é tradição: calorosa, próxima e entusiasta! Os barcelenses juntaram-se logo depois à população local para assistir à missa campal e à procissão, seguiu-se um animado e farto jantar convívio, com carne mirandesa, alheira, entre outras iguarias.
No “banquete” participaram aproximadamente 250 pessoas, um número significativamente superior ao habitual na aldeia durante o resto do ano, onde residem apenas cerca de 30 pessoas. Com muitos filhos da terra espalhados um pouco por todo o mundo, nesta altura Vila Boa cresce consideravelmente com o regresso dos seus emigrantes às raízes transmontanas.
Se a noite foi bem passada no Santuário da Senhora do Aviso, em Serapicos, o despertar foi coroado com o som das aves e de outros animais próximos, avistando a típica paisagem transmontana onde se destacam os soutos que caracterizam a zona – momentos únicos de encher os olhos e alegrar a alma.
Após o pequeno-almoço, a manhã de domingo foi preenchida com uma passeata até Bragança, que inclui a visita à Feira Medieval, a decorrer no bem conservado centro histórico, e ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje.
De volta a Vila Boa, o menu do almoço contemplou sardinhas assadas, vitela e caldo verde. O sol apertava sempre que espreitava entre as nuvens e as sombras foram aproveitadas da melhor forma para pôr a conversa em dia. Na hora das despedidas fizeram-se promessas de voltar no Outono, para uns, ou em Agosto, para outros.
A forma de estar na vida simples, alegre e em comunhão com o próximo torna as gentes de Vila Boa hospitaleiras e acolhedoras como há poucas nos dias que correm; ouve-se com sinceridade “façam como em vossa casa” – a Moto Galos agradece tão caloroso acolhimento!
A viagem de regresso para Barcelos foi realizada sem chuva, apesar das ameaças. Uma iniciativa para continuar porque importa manter os laços de amizade que unem as gentes.
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2