Vila Boa: o caloroso acolhimento de sempre

A Moto Galos voltou no fim-de-semana à aldeia de Vila Boa, em Bragança. Um acolhimento fraterno, caloroso e próximo que já é tradição.

No sentido de firmar os laços de parceria e amizade que unem a Moto Galos e as gentes de Vila Boa, alguns sócios rumaram mais uma vez, no fim-de-semana, até à aldeia transmontana para participar nas festividades locais em honra de Nossa Senhora de Fátima, que acontecem todos os anos a 15 de Agosto.

O grupo saiu cedo no sábado de manhã em direcção a Macedo de Cavaleiros, onde decorreu o almoço. Após a refeição, o passeio continuou pela Albufeira do Azibo, com paragem obrigatória para apreciar as belas praias fluviais enquanto se refrescavam as gargantas, e pelo Monte de Morais, o ponto principal da cadeia montanhosa do Maciço de Morais.

A chegada a Vila Boa aconteceu por volta das 18h. A recepção das gentes da terra foi como já é tradição: calorosa, próxima e entusiasta! Os barcelenses juntaram-se logo depois à população local para assistir à missa campal e à procissão, seguiu-se um animado e farto jantar convívio, com carne mirandesa, alheira, entre outras iguarias.

No “banquete” participaram aproximadamente 250 pessoas, um número significativamente superior ao habitual na aldeia durante o resto do ano, onde residem apenas cerca de 30 pessoas. Com muitos filhos da terra espalhados um pouco por todo o mundo, nesta altura Vila Boa cresce consideravelmente com o regresso dos seus emigrantes às raízes transmontanas.

Se a noite foi bem passada no Santuário da Senhora do Aviso, em Serapicos, o despertar foi coroado com o som das aves e de outros animais próximos, avistando a típica paisagem transmontana onde se destacam os soutos que caracterizam a zona – momentos únicos de encher os olhos e alegrar a alma.

Após o pequeno-almoço, a manhã de domingo foi preenchida com uma passeata até Bragança, que inclui a visita à Feira Medieval, a decorrer no bem conservado centro histórico, e ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

De volta a Vila Boa, o menu do almoço contemplou sardinhas assadas, vitela e caldo verde. O sol apertava sempre que espreitava entre as nuvens e as sombras foram aproveitadas da melhor forma para pôr a conversa em dia. Na hora das despedidas fizeram-se promessas de voltar no Outono, para uns, ou em Agosto, para outros.

A forma de estar na vida simples, alegre e em comunhão com o próximo torna as gentes de Vila Boa hospitaleiras e acolhedoras como há poucas nos dias que correm; ouve-se com sinceridade “façam como em vossa casa” – a Moto Galos agradece tão caloroso acolhimento!

A viagem de regresso para Barcelos foi realizada sem chuva, apesar das ameaças. Uma iniciativa para continuar porque importa manter os laços de amizade que unem as gentes.

Mais fotos aqui 

Publicado em 2015-08-18



Notícias relacionadas

3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões

A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.

Miguel Martins sagra-se campeão nacional de Endurance GP1

O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.

Grande sucesso na 3.ª edição do X Trophy de Barcelos

A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.

Sérgio Loureiro brilha no Cross Country da Galiza e vence na classe 400cc

O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.

24.º Raid TT MotoGalos em Barcelos a 25 de outubro

Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.

Desafio e Determinação no Estoril para a Equipa de Superbike

A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2

Patrocinadores
desenvolvido por aznegocios.pt