Beatriz Curtinhal vence Taça de Portugal de Jet Ski em Barcelos

A atleta Beatriz Curtinhal sagrou-se a grande vencedora da Taça de Portugal de Jet Ski 2015 que se disputou, no sábado, 24 de Outubro, nas águas do rio Cávado, em Barcelos.

A actual campeã da Europa em Ski Senhoras junta, assim, ao título europeu conquistado em Setembro, em França, mais dois troféus nacionais ao vencer em Ski GP1 e Ski Senhoras na prova barcelense.

A Taça de Portugal de Jet Ski foi organizada conjuntamente pela Associação de Jet Ski e Motonáutica do Norte e Associação Clube Moto Galos de Barcelos, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Federação Portuguesa de Motonáutica. A festa do Jet Ski nacional – que marcou o encerramento da época 2015 na cidade berço da modalidade – realizou-se junto à ponte medieval, local emblemático para estes espectáculos pela beleza do enquadramento paisagístico em que se desenrola.

Numa corrida mista entre homens e mulheres, a jovem Beatriz Curtinhal partilhou o pódio da classe rainha com o pai, António Curtinhal, e Martim Gallego, segundo e terceiro classificados respectivamente. Já em Ski Senhoras, a atleta do Seawolf Team também levou a melhor sobre a campeã nacional Joana Graça, do Clube Ski Náutico.

Na categoria Ski GP3 venceu o piloto lisboeta Martim Gallego, seguido pelo madeirense Henrique Rosa Gomes (2º) e por André Barbosa (3º), do Team Jet Ski Moto Galos de Barcelos, actual medalha de bronze europeu e campeão nacional em Ski Juniores e Ski GP3. Especial destaque ainda para a participação do barcelense Guilherme Magalhães, que sem ritmo competitivo conseguiu concluir ambas as mangas e ficar em 5º lugar. André Barbosa conquistou a classe Ski Júnior e João Cardoso foi segundo classificado.

O prémio maior da classe dos mais novos – Ski Juvenil – rumou aos Açores com Vitorino Rodrigues. O atleta do Clube Naval de Ponta Delgada ganhou na segunda manga a Diogo Barbosa, campeão nacional e europeu da categoria e segundo classificado na Taça de Portugal, à frente do colega de equipa da Moto Galos, Matteo Valente. Por fim, Carlos Brandão destacou-se em Runabout GP1 e Carlos Jorge Marques em Sport.

De resto, o evento contemplou ainda, no final, a entrega de prémios e certificados referentes ao campeonato nacional 2015, pela Federação Portuguesa de Motonáutica, e da parte da manhã, baptismos de mota de água gratuitos, uma actividade promovida pela Escola de Jet Ski da Moto Galos para quem pretendeu experimentar a emocionante sensação de deslizar sobre a água. A experiência foi também vivenciada por mais de 20 crianças e jovens das instituições Lar de Infância e Juventude da Casa do Menino de Deus e Centro de Acolhimento “Paula Azevedo”, do Centro Abel Varzim, de Cristelo.

Descentralizar a modalidade
Na cerimónia de entrega de prémios, Mário Gonzaga Ribeiro, presidente da Federação, salientou a aposta do organismo “na descentralização da motonáutica e dos eventos nacionais para cidades com grande potencial para a prática da modalidade”, como é o caso de Barcelos. O responsável louvou ainda o “bom trabalho da Moto Galos na vertente da formação que, através da sua Escola de Jet Ski, veio dar uma nova dinâmica e colmatar uma lacuna existente na modalidade”.

Recordou, neste âmbito, que a FPM elegeu o Team Jet Ski Moto Galos (Ski Juniores) como Equipa do Ano para a 20ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, marcada para 11 de Novembro, no Casino Estoril. O dia ficou ainda marcado com a confirmação de Mário Gonzaga Ribeiro da filiação da Associação Clube Moto Galos de Barcelos na FPM.

Em resposta, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, agradeceu o apoio que tem sido dado a esta nova secção do clube, realçando que “este tipo de aposta só tem interesse se houver competição e actividades, para que os jovens atletas não desanimem e progridam em direcção a desafios mais ambiciosos”. Sobre o evento, mostrou-se satisfeito pela afirmação das “capacidades de organização da Moto Galos de provas de relevo nacional”. Em 2016, é intenção do clube “candidatar-se a uma prova do campeonato nacional” e se, porventura, “a FPM tiver interesse em continuar com a Taça de Portugal em Barcelos estamos receptivos”, acrescentou.

Pedro Sousa agradeceu, de resto, o apoio inexcedível dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e de Barcelinhos, “parceiros de extrema importância para o sucesso do evento”. “Não podemos deixar de partilhar o êxito deste actividade com as duas corporações, o empenho e a colaboração – quer em meios, quer em esforço físico – foram fundamentais”.

Presente no evento esteve Manuel Dias Barros, Director Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que num breve discurso realçou “a dinâmica da formação desenvolvida pela Moto Galos, uma das prioridades estratégicas do sistema desportivo nacional”. “Sinto-me orgulhoso por ver que na região Norte há quem crie e acrescente valor às federações. Parabéns à AJSMN e à Moto Galos pela promoção deste evento e por se ter balançado na modalidade”.

Também Carlos Brito, vereador do Desporto da Câmara de Barcelos, louvou o trabalho dinamizado pela Moto Galos nesta área, recordando que “esta é uma das formas de fazer regressar as pessoas ao rio”. 
 

Publicado em 2015-10-26



Notícias relacionadas

3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões

A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.

Miguel Martins sagra-se campeão nacional de Endurance GP1

O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.

Grande sucesso na 3.ª edição do X Trophy de Barcelos

A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.

Sérgio Loureiro brilha no Cross Country da Galiza e vence na classe 400cc

O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.

24.º Raid TT MotoGalos em Barcelos a 25 de outubro

Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.

Desafio e Determinação no Estoril para a Equipa de Superbike

A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2

Patrocinadores
desenvolvido por aznegocios.pt