
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O jovem atleta foi homenageado no evento pelo mérito desportivo que demonstrou ao longo de 2015, a nível nacional e europeu. O reconhecimento surge precisamente no ano em que Diogo Barbosa se estreou em competição – conquistou além-fronteiras a medalha de ouro no Campeonato da Europa UIM Aquabike, na classe Ski Júnior 1, e sagrou-se também vice-campeão nacional, em Ski Juvenis.
Aos 10 anos, Diogo Barbosa tornou-se no mais jovem piloto e campeão de sempre em provas oficiais de âmbito europeu. Com um estilo de navegação singular e irrepreensível, o atleta da Moto Galos é já a nova revelação e mais recente promessa da modalidade. O público e a crítica reconhecem-lhe um futuro promissor.
Por indicação da Federação Portuguesa de Motonáutica foram ainda agraciados na cerimónia da CDP Beatriz Curtinhal, campeã da Europa UIM Ski Ladies; Pedro Fortuna, campeão da Europa UIM HR850 (F4); e Manuel Fortuna Gonçalves, campeão da Europa UIM Endurance Runabout GP1.
Desportistas do Ano
A gala da CDP galardoou os “Desportistas do Ano” nas categorias atleta masculino, atleta feminino, jovem promessa, treinador e equipa, tendo por base as prestações na presente época. Miguel Oliveira, vice-campeão mundial de Moto3, conquistou o prémio de Atleta Masculino, já no sector feminino a distinção foi para a ginasta Filipa Martins, oitava no Europeu no concurso “all around”.
O prémio de jovem promessa foi para o futebolista Rúben Neves, o mais jovem capitão do FC Porto na Liga dos Campeões. Hélio Lucas e José Sousa receberam a distinção de Treinador do Ano pelos feitos obtidos na canoagem nacional. Por fim, o galardão de equipa do ano foi entregue à selecção de futebol de praia, que este ano se sagrou campeã mundial e europeia.
Recorde-se, de resto, que a FPM elegeu o Team de Jet Ski da Moto Galos (Ski Juniores: André Barbosa, Diogo Barbosa, Matteo Valente, Tomás Silva e Ana Mendes) como Equipa do Ano para a 20ª Gala do Desporto. Para Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, a nomeação e o reconhecimento das entidades nacionais já foi "uma grande honra e um incentivo para continuarmos a apostar neste projecto", criado em 2012 para promover o ensino e a prática da modalidade, sobretudo nas camadas etárias mais jovens.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2