Acção solidária com crianças e jovens enobrece desfile de Pais Natais

Barcelos coloriu-se no domingo de vermelho e branco com o tradicional moto desfile de Pais Natais da Moto Galos. No final cumpriu-se mais uma missão solidária junto de crianças e jovens institucionalizadas.

A iniciativa conta já com oito edições consecutivas e é a alegria de motociclistas e população nesta quadra festiva. Mais de 200 pais natais em duas rodas fizeram-se à estrada e encheram de cor, animação e movimento as principais ruas da cidade, espalhando a magia natalícia com sorrisos e simpatia.

Em duas rodas, dos mais diversos segmentos e cilindradas, os pais natais saíram em caravana da sede, na Central de Camionagem, seguiram depois em modo passeio para Barcelinhos (com passagem pelo E.Leclerc) e entraram no centro histórico pela ponte medieval. O cortejo passou junto ao ex-líbris do clube – a rotunda do monumento Homo Viator – e desceu para a Avenida da Liberdade, onde mais figurantes se juntaram.

Apesar das ameaças de chuva, a tarde de domingo manteve-se solarenga e muitos foram os barcelenses que se aglomeraram para ver o desfile passar pelas principais artérias de Barcelos e Arcozelo. No final do moto desfile, e já com as máquinas paradas, os pais natais seguiram a pé pelo Largo da Porta Nova, Rua Direita e Avenida da Liberdade na companhia da mascote do clube.

Durante todo o trajecto reinou a alegria e a boa disposição. A passagem dos pais natais foi adoçada com oferta de chocolates e rebuçados aos mais pequeninos e também aos graúdos que não se coibiam de solicitar tão simbólico regalo.

“Esta é uma das nossas actividades já habituais e mais estimadas quer pelos sócios, quer pela população. Nós oferecemos pequenas gulosices e alegria, em troca recebemos carinho e sorrisos, não poderia ser melhor”, acentuou Pedro Sousa, presidente da Moto Galos. A iniciativa acrescenta “uma dinâmica diferente e especial à cidade neste dia, o objectivo do evento passa também pela animação e por contribuir para fomentar o comércio local”.

Presentes para crianças e jovens institucionalizadas
Depois da animação e da cor que espalharam pelas ruas de Barcelos durante as primeiras horas da tarde, os pais natais motards seguiram às 17h rumo à Rua Dr. Manuel Pais para cumprir mais uma missão solidária, como já é habitual nesta época do ano.

A jornada natalícia da Associação Moto Galos terminou no Lar de Infância e Juventude do Casa do Menino Deus, onde 35 crianças e jovens que se encontram na instituição receberam presentes e também carinho, afecto, confiança e alegria destes pais natais especiais.

Em nome de todos, Pedro Sousa transmitiu-lhes que “os sorrisos e a satisfação de cada um é o melhor que podemos levar, significam muito mais do que valem as ofertas”.

As crianças e jovens, com idades de 1 aos 20 anos, foram brindadas com prendas conforme os desejos que manifestaram atempadamente ao clube. De saco cheio o Pai Natal da Moto Galos distribuiu doze tablets, duas máquinas fotográficas, dois kits de maquilhagem, dois skates, dois relógios, cinco colunas bluetooth, uma prancha alisadora de cabelo, livros e oito brinquedos. À instituição e para usufruto de todos, ofereceu ainda uma televisão e uma mesa de ping pong.

Artur Martins, presidente da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, agradeceu “o gesto de generosidade e partilha para com as crianças e jovens do Lar de Infância e Juventude da Casa do Menino Deus”, acrescentando que momentos como este “são valiosos nos dias de hoje”. Presenteou a Associação com um livro da instituição e lançou o repto para novas colaborações: “Foi um gosto tê-los connosco, esperamos estar novamente juntos noutras ocasiões”.

Motociclistas de coração cheio
A envolvência com a comunidade em iniciativas de âmbito social, apoiando causas, pessoas ou instituições, tem sido um campo de actuação marcante – embora talvez pouco conhecido – da Associação Moto Galos de Barcelos.

A responsabilidade social é um dos pilares da cultura do clube, “uma forma de estar na sociedade acreditando que pequenos gestos podem fazer a diferença e contribuir para o bem-estar dos outros”, como salienta Pedro Sousa. “Estas experiências engrandecem-nos como pessoas, tornam-nos mais completos e felizes. Não duvido que nestes momentos recebemos mais no coração do que damos em material, tempo ou disponibilidade”, completou.

Ao longo dos anos foram já várias as demonstrações solidárias e os destinatários dos apoios, nomeadamente APAC, APACI, corporações de bombeiros do concelho, Hospital de Barcelos, Centro Social de Cultura e Recreio da Silva, Centro Social Abel Varzim e Gonçalo Vilas Boas.

Mais fotos aqui

Publicado em 2015-12-21



Notícias relacionadas

3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões

A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.

Miguel Martins sagra-se campeão nacional de Endurance GP1

O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.

Grande sucesso na 3.ª edição do X Trophy de Barcelos

A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.

Sérgio Loureiro brilha no Cross Country da Galiza e vence na classe 400cc

O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.

24.º Raid TT MotoGalos em Barcelos a 25 de outubro

Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.

Desafio e Determinação no Estoril para a Equipa de Superbike

A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2

Patrocinadores
desenvolvido por aznegocios.pt