
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Tal como em 2015, a chuva, o vento e o frio voltaram a marcar presença e a confinar a participação de mais pilotos na prova, segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI, que, ainda assim, registou a inscrição de 80 atletas, incluindo dezena e meia de espanhóis.
Na pista do Facho, Fernando Silva revalidou o triunfo alcançado, na classe elites, na edição transacta realizada em Barcelos. O atleta dos Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico e actual campeão do Minho da modalidade foi, assim, o grande vencedor do 2º BTT DHI Moto Galos ao finalizar o traçado em apenas 1 minuto e 56 segundos.
O pódio completou-se com o colega de equipa Luís Costa e o espanhol Anxo Alvarez, do Tribu del Nu C.C. Os atletas desta categoria receberam os troféus das mãos de Nuno Martins, adjunto do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, que esteve presente na iniciativa.
Em elites femininas venceu a campeã nacional de downhill Filipa Peres, da equipa Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico. Já entre os juniores, o mais rápido foi Rui Ribeiro (Desportivo Jorge Antunes) e em cadetes João Teixeira (Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico).
Venceram nas restantes categorias Miguel Andrade (Famalicense Atlético Clube) em master 30; Miguel Pintos (Galicia en Bici Scott) em master 40; Joaquim Dias (Enduro BTT Braga) em master 50; e Luís Macedo em promoção.
Colectivamente, em primeiro ficou a formação Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico, seguindo-se o Desportivo Jorge Antunes e o Famalicense Atlético Clube. Especial destaque para o quarto lugar conquistado pelo Moto Galos DHI Team na geral por equipas, resultado das “interessantes” classificações obtidas pelos nove pilotos do Moto Galos DHI Team que estiveram em competição na pista do Facho.
Paulo Lopes foi 13º classificado na exigente classe de elites, já Nuno Almeida ficou em 4º lugar em master 40; Natanael foi 7º lugar, Hugo Alves 8º e Guilherme Magalhães 10º em master 30. Entre os mais novos, em juniores, Renato Lopes ficou na 6ª posição e Vítor Macedo em 9º; em cadetes, João Mesquita foi 4º e Raul Cunha 5º.
Balanço positivo
Este foi o segundo ano consecutivo que a Associação Clube Moto Galos de Barcelos organizou, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho (ACM), uma prova do Campeonato do Minho de BTT DHI. Para Pedro Sousa, presidente do clube barcelense, “o balanço é positivo”, apesar das condições atmosféricas adversas.
"O tempo é um factor crucial para o sucesso destes eventos, sobretudo em termos de adesão. A participação dos atletas até foi expressiva, atendendo à chuva e ao frio que se fez sentir, já o público não compareceu em maior número porque, de facto, o dia não estava nada convidativo para actividades ao ar livre", referiu.
Pedro Sousa acredita que, numa próxima edição, se o S. Pedro colaborar, não faltam atractivos à pista do Facho para perspectivar um excelente espectáculo desportivo "com mais participantes e mais público a assistir". A envolvência paisagística do santuário de Nª. Senhora do Facho e o salto já perto do final da descida já são "ex-libris" desta prova. No salto os atletas "voam" a uma altura de três metros e meio, proporcionando imagens de grande espectacularidade.
O 2º BTT DHI Moto Galos foi promovido em conjunto pela Associação Clube Moto Galos e pela ACM, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Oliveira, Confraria Nª. Senhora do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Escuteiros de Galegos Santa Maria. A Moto Galos agradece a todos estes parceiros e também aos proprietários dos terrenos "pela importante colaboração".
A competição prossegue agora em Guimarães, com o 3º BTT DHI Vila de São Torcato, no dia 15 de Maio.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2