
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O giro pelo noroeste do país inclui a passagem por Ponte de Lima, Sistelo (Arcos de Valdevez), Merufe (Monção), Castro Laboreiro, Melgaço e Valença. A saída de Barcelos acontece, como habitualmente, junto à sede, na Central de Camionagem, e está marcada para as 8h30.
O grupo segue depois por Ponte de Lima em direcção a Arcos de Valdevez, com paragem prolongada na lindíssima aldeia de Sistelo, também conhecida como “o pequeno Tibete português”, devido aos socalcos de produção agrícola que foram sendo esculpidos pelas gerações ao longo dos tempos.
Às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez, em Sistelo vivem apenas cerca de 300 habitantes. Afamada pela peculiar paisagem, a aldeia preserva as casas típicas, os espigueiros e os lavadouros públicos. Há muito mais para ver, como o castelo – ex-libris do lugar –, a igreja paroquial, a Casa do Visconde, a ponte romana, o moinho e várias capelas.
O almoço (grelhados mistos) realiza-se em Merufe, concelho de Monção, perto do mosteiro de estilo românico que existe na freguesia e que também está previsto visitar.
Da parte da tarde, passagem por Santo António Val de Poldros e visita a Castro Laboreiro, aldeia com um espólio histórico e arquitectónico de grande valor, como as construções castrejas, o castelo de Castro Laboreiro – classificado como Monumento Nacional –, a igreja matriz, o pelourinho, as igrejas medievais, os fornos comunitários, os espigueiros e os moinhos.
O passeio prossegue para a fronteira de São Gregório, em Cristóval, e depois para Melgaço, onde será feita uma prova de vinhos e uma visita às termas existentes nesta vila raiana. A chegada a Barcelos está prevista para as 18h00.
As inscrições estão abertas até à sexta-feira, dia 24, e podem ser efectuadas na sede, pelo email motogalos@motogalos.pt ou através do nº 914 944 086 (Capela). Os preços são 15€ para sócio ou acompanhante; e 25€ para não sócio. Grátis para crianças até aos 10 anos.
De referir, de resto, que este passeio estava inicialmente marcado no plano de actividades anual para 5 de Junho, foi entretanto reagendado para o dia 26.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2