Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Tiago Kinex e Tiago Vale com excelente prestação na Porto Extreme Lagares

A dupla Tiago Kinex e Tiago Vale, do Enduro Team Moto Galos, figuram pelo terceiro ano consecutivo no restrito grupo de pilotos que conseguiram chegar ao fim da mítica Porto Extreme Lagares.

Nesta que é considerada uma das provas de hard enduro mais famosas do mundo pelo formato e dureza exigida, participaram cerca de 140 pilotos - com a nata da especialidade também presente - e apenas 74 finalizaram o trajecto, ou seja, praticamente metade dos aventureiros ficaram pelo caminho. 

Na competição que decorreu no fim-de-semana no Porto, pelas ruas da Ribeira, e nos arredores, pelos trilhos florestais dos concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes e Penafiel, os jovens barcelenses tiveram um desempenho exemplar com resultados de especial realce.

A competirem na classe XL, a prestação começou logo em alta com a conquista do primeiro lugar no prólogo urbano, um dos momentos mais aguardados e espectaculares do evento que aconteceu na sexta-feira ao início da noite. Tiago Kinex e Tiago Vale cumpriram o traçado desenhado junto ao Douro, na zona ribeirinha da Invicta, com afinco em 2 minutos e 13 segundos, deixando Hugo Pinto e Carlos Skinas a 7 segundos de distância.

Nos desafios de sábado, no percurso da tarde entre Gondomar e Valongo a dupla barcelense conseguiu terminar em terceiro, já na especial nocturna entre Valongo e Sobreira quedaram-se pela nona posição.

De volta à dureza no domingo, dia em que se desenrolou a corrida principal, num exigente circuito de cerca de 25 quilómetros – por entre cursos de água, obstáculos diversos, montes e vales –, a longa jornada fez-se em 5 horas e 37 minutos (o tempo limite é de 6 horas). A equipa Moto Galos terminou a main raice em sexto lugar, pelo que nas contas finais, na classificação geral, Tiago Kinex e Tiago Vale figuram assim num honroso sexto lugar na classe XL.

Terminar já é uma vitória
“Não podíamos estar mais contentes com a nossa prestação. Só quem participa nesta prova, considerada por muitos a mais dura do mundo, consegue ter a verdadeira noção da força física e psicológica que é necessário ter para se chegar ao fim”, referiu Tiago Kinex em modo de balanço destes três exigentes dias de enduro.

Ainda que “satisfeitos e orgulhosos da participação”, sentem contudo que não fossem alguns reveses mecânicos e o desfecho poderia ter sido bem melhor. “Com um pouco mais de sorte podíamos ter ficado no top 3, mas afogamos as motos três vezes, partimos um cárter, isolamos duas velas, estes problemas dificultaram-nos o andamento”.

Apesar dos contratempos e da severidade, em alguns momentos extremos, o foco foi sempre “chegar à meta”. “Conseguirmos terminar a prova já foi uma vitória, mas fazê-lo três vezes seguidas tem um significado especial. Queremos agradecer à Moto Galos e aos nossos patrocinadores Esteves Alves & Carvalho e Combustíveis Curvão, sem estes apoios nada disto era possível”.

A Porto Extreme de Lagares contou com a presença de cerca de centena e meia de pilotos de todo o mundo. Milhares de pessoas assistiram ao espectáculo proporcionado por esta arrojada vertente do motociclismo de todo-o-terreno quer na Ribeira, quer fora da cidade, ao longo dos trajectos florestais.

Nesta 12ª edição do evento, o piloto espanhol Alfredo Gomez voltou a repetir a vitória alcançada nos dois anos transactos, deixando para trás o conterrâneo Mario Román e o sul-africano Wade Young, segundo e terceiros classificados, respectivamente. 
 

Publicado em 2016-06-21



Notícias relacionadas

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Open Day 2026: Modalidades desportivas em destaque

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos promoveu mais um Open Day, no passado dia 21 de fevereiro, onde destacou as modalidades desportivas do clube.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Pedro Sousa renova confiança e inicia novo mandato

Os Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, eleitos eleitos para o biénio 2026-2027, tomaram posse no passado sábado, numa cerimónia que decorreu no restaurante Estaminé da Franqueira, em Barcelos.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Moto Galos participou nas celebrações do 143.º aniversário dos Bombeiros de Barcelos

Direção da Associação Clube Moto Galos de Barcelos marcou presença na cerimónia do 143º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, que decorreu este domingo, 11 de janeiro.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Moto Galos reforça compromisso solidário neste Natal

Nesta quadra natalícia, renovamos o nosso compromisso solidário com mais uma ação junto do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Piloto Barcelense faz feito inédito em Espanha

Sérgio Loureiro sagrou-se Campeão Galego de Quad Cross Country 2025, tornando-se o primeiro e único português a conquistar este título, num marco histórico da sua carreira desportiva.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Sérgio Loureiro assinala presença na Monte Gordo Sand Race

Sérgio Loureiro marcou presença na Monte Gordo Sand Race, uma das etapas da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup), representando a Moto Galos no passado fim de semana.

Patrocinadores
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
desenvolvido por aznegocios.pt