
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Tendo sido esta a primeira e até agora única prova oficial da categoria Ski Júnior GP3.2 (8-12 anos) na história da Union Internationale Motonautique – entidade máxima da modalidade –, Diogo Barbosa e Matteo Valente, pilotos do Team Jet Ski Moto Galos, tornaram-se assim nos mais jovens pilotos portugueses de sempre a subir ao pódio num Mundial.
Nas águas do Mediterrâneo, as jovens promessas nacionais voltaram a demonstrar todo o seu potencial, protagonizando interessantes e acérrimos “embates” com o forte e mais experiente Mattias Reinaas, praticante há já cinco anos. A concorrência ibérica foi forte, no entanto o atleta da Estónia não vacilou e venceu as três mangas disputadas.
Diogo Barbosa andou em todos os heats no encalce do adversário, que liderou desde o início com vantagem desde a pole position e levou a melhor sobre o trio perseguidor de origem portuguesa – Diogo Barbosa, Matteo Valente e Tomás Silva – e o espanhol Esteban Lopez.
Contas feitas, no final, o pódio da classificação geral de Ski Júnior GP3.2 compôs-se com Mattias Reinaas e os portugueses Diogo Barbosa e Matteo Valente. Na mesma categoria, o colega da equipa Moto Galos, Tomás Silva, ficou num honroso quarto lugar.
A participação barcelense na prova de Dénia registou ainda a 13ª posição de André Barbosa na exigente Ski Division GP3, classe ganha pelo belga Quinten Bossche, uma das referências do Jet Ski mundial.
Com futuros promissores na modalidade, estes pilotos são fruto da Escola de Jet Ski da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, que nos últimos anos tem feito uma clara aposta na formação, sobretudo junto dos mais novos. Com brilhantes desempenhos além-fronteiras, Diogo Barbosa junta assim ao título de campeão europeu conquistado em 2015 o de vice-campeão mundial em 2016. Já Matteo Valente arrecadou o ano transacto a medalha de bronze no Europeu. Também André Barbosa foi bronze a nível europeu em Ski Juniores GP3.3, em 2015.
Diogo Barbosa e Matteo Valente foram os únicos da comitiva portuguesa a subir ao pódio do Grande Prémio da Costa Branca realizado em Dénia. Dos oito representantes das cores nacionais que estiveram presentes na competição, destaque, de resto, para o resultado de Beatriz Curtinhal, a actual campeã da Europa foi quarta classificada em Ski Senhoras, e o quinto lugar de Martim Gallego, em Ski GP3.3.
Nacional prossegue em Esposende
Entretanto, os pilotos do Team Jet Ski Moto Galos entram novamente em acção no fim-de-semana, dias 2 e 3, em Esposende, onde decorrerá a segunda jornada do Campeonato Nacional e em simultâneo a terceira e última etapa do Regional Norte. O espectáculo desportivo realiza-se nas águas do Rio Cávado, junto à foz, na frente ribeirinha.
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2