
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Esta foi a quarta e penúltima jornada do 20º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW. Segue-se o Moto-Rali dos Conquistadores de Guimarães, a 5 e 6 de Novembro.
A nova temporada foi, assim, saudada com um excelente passeio de moto pelas estradas (essencialmente) curvilíneas e panorâmicas do concelho de Terras de Bouro (e arredores), em quase 170 quilómetros divididos pelos dois dias. A passeata fez-se por entre paisagens tão díspares quanto belas, ora verdejantes e luminosas, ora abruptas e distantes – assim é o Gerês.
A caravana arrancou no sábado de manhã junto à Câmara Municipal de Terras de Bouro, seguindo levemente até ao concelho vizinho de Amares. Era imperdível a visita a Fiscal, terra natal de António Variações. Sobre esta figura marcante da cena musical portuguesa, realizou-se o primeiro desafio do fim-de-semana. À proposta da organização aquando da inscrição, os participantes apresentaram diversos objectos alusivos à carreira de António Variações, como tesouras, pentes, letras de músicas, cds e até um vinil do artista.
Passagem depois por Caldelas, Santa Isabel do Monte, Ventoselo até Rio Caldo, onde decorreu o retemperador almoço junto ao santuário de São Bento da Porta Aberta.
Da parte da tarde, o percurso desenrolou-se de forma mais calma para os motociclistas relaxarem e usufruírem das deslumbrantes paisagens e de algum património cultural existente no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Após breve visita ao miradouro do Bom Jesus das Mós, de onde se avista a ruralidade das aldeias circundantes, paragem mais minuciosa no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, local que guarda o legado da aldeia submersa pelas águas da albufeira construída em 1972.
A caravana entrou depois numa das maravilhas do Gerês – a lindíssima Mata da Albergaria, um valiosíssimo bosque com um carvalhal secular e vários vestígios romanos. A meio da tarde, nova paragem, desta vez na casa florestal da Portela de Leonte para saciar o palato com um delicioso lanche. À noite, tempo para confraternizar durante o jantar.
A etapa de domingo iniciou às 9h30 e brindou os participantes com um aprazível percurso por uma estrada com uma panorâmica fantástica sobre a albufeira da Caniçada, desembocando em Campo do Gerês. Aí decorreu uma visita à galeria de arte particular “Chamadouro”. A manhã incluiu ainda a ida a Santo António de Mixões da Serra, já no concelho de Vila Verde, e à Central Hidroeléctrica do Alto Lindoso, no município de Ponte da Barca, já perto de Espanha.
O périplo terminou em alta com os mototuristas a visitar a central subterrânea desta magnífica obra de engenharia. A original foto de grupo foi tirada na sala principal, a 340 metros de profundidade, depois de um túnel de acesso de quase dois quilómetros.
O almoço realizou-se no centro de Ponte da Barca, no restaurante “Varandas do Lima”, com entrega dos prémios aos vencedores e sorteio dos vouchers BMW.
Esta foi a terceira vez que a Moto Galos organizou o evento totalmente fora das fronteiras do seu concelho, depois de Sabrosa, em 2013, e Tabuaço, em 2015. Para o presidente Pedro Sousa, o clube volta a “demonstrar que tem uma grande capacidade de organização e de logística mesmo estando afastado do habitual perímetro de actuação”, salientando como “fundamentais os apoios locais” que se estabelecem, neste caso o Moto Club Serra do Gerês e a Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Segundo o dirigente, o destino escolhido este ano não está alheio à “fantástica adesão”, mas o “caloroso acolhimento a que a equipa de trabalho já acostumou os participantes e o sucesso das edições anteriores também contribuíram” para a longa caravana. De doze moto clubes, deslocaram-se desde Albufeira, Tomar, Abrantes, Leiria, Góis, Bragança, Tomar, Vale do Sousa e, claro, Barcelos.
Pódio Moto Galos
O pódio final foi integralmente composto por equipas da casa, agraciadas com peças de artesanato de Terras de Bouro, gentilmente oferecidas pela autarquia local. A dupla “Nameless” - de Luís Palma e Fernanda Farinha - concluiu o moto-rali em primeiro lugar, com 34 pontos de penalização. Na segunda posição, com apenas mais três pontos, ficaram Alberto Agra e Belmira Lopes (“Grabri 1”). José Pontes e Fernanda Coutada (“Pontes 2”) somaram 45 pontos e garantiram assim o terceiro prémio.
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2