Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

450 deram azo aos prazeres da adrenalina na condução no 16º Raid TT

O Raid Todo-o-Terreno da Moto Galos continua a crescer e, no sábado, na 16ª edição, o evento voltou a bater novo recorde de participações ao juntar quase 450 aficionados em Barcelos, mais três dezenas que em 2015.

O desporto todo-o-terreno das duas e quatro rodas está efectivamente na moda outra vez, após acentuada quebra aquando da recessão económica de 2008. A modalidade ressurgiu novamente em força há dois anos – alavancada pela retoma financeira – e está a atrair cada vez mais adeptos, de todas as idades e estratos sociais e também um número surpreendente de mulheres.

Os participantes chegaram aos magotes, individualmente ou organizados em teams de vários concelhos da região Norte, como Amares, Terras de Bouro, Guimarães, Paredes de Coura, Valença, Penafiel, Maia, ou de paragens mais longínquas como Cantanhede e Castelo de Paiva. De além-fronteiras vieram cerca de duas dezenas de espanhóis directamente e propositadamente para o evento alguns emigrantes na Suíça, França e Inglaterra.

Para Pedro Faria, responsável pela secção TT da Moto Galos, “o objectivo principal deste passeio é promover o convívio entre os participantes e proporcionar aos iniciantes um dia agradável junto de pilotos mais experientes, alguns deles profissionais com importantes palmarés”, caso de Joaquim Rodrigues Jr. Em resposta a esta diversidade de participantes, “apostamos num percurso divertido e acessível a todos”. O raid não tem carácter competitivo e “o mais importante é desfrutar ao máximo da condução, das paisagens do nosso concelho e das emoções do TT motorizado”, acrescentou.

Com enchentes na ordem das quatro centenas de inscritos dois anos consecutivos, a iniciativa está consolidada mas as exigências acompanham as expectativas: “O sucesso obriga-nos a uma atenção suplementar, sabemos que o mínimo pormenor pode fazer a diferença”.

Dada a grande adesão, esta é já uma complexa organização e o seu êxito deve-se ao empenho e ao trabalho de sócios, amigos e parceiros. “No terreno esteve uma equipa de 50 pessoas, todos trabalharam de forma incansável para nada falhar, pelas opiniões recolhidas fomos muito bem sucedidos”, garantiu.

Numa manhã de Outono com alguma chuva à mistura, tal como os entusiastas do enduro apreciam, a jornada de aventura voltou às origens e arrancou do centro da cidade, como nas primeiras edições. A partida decorreu na Avenida da Liberdade, com muita cor, alegria e entusiasmo. Os aficionados seguiram depois por um percurso que totalizou aproximadamente 100 quilómetros por trilhos e montes a sul do concelho, passando por freguesias como Gilmonde, Fornelos, Barqueiros, Vila Seca, Milhazes, Pereira, Vilar de Figos, Paradela, Macieira de Rates, Grimancelos, Chavão, Carvalhas, Góios, Pedra Furada, Remelhe, Midões, Gamil e Rio Covo Santa Eugénia.

O almoço decorreu em Macieira de Rates, no parque de merendas da Amieira e o lanche foi servido já em Barcelos, no Campo da Feira.

Solidariedade ao jantar
À noite, realizou-se no restaurante Bagoeira o habitual jantar convívio, com a presença de 190 pessoas, entre participantes e equipa de trabalho. Durante o jantar realizou-se uma simbólica acção solidária para ajudar a comprar uma cadeira de rodas para Jorge Alves, antigo campeão de Motocross que padece de tetraplagia em resultado de um acidente ocorrido em 1990.

A generosidade dos motociclistas permitiu alcançar a quantia de 306,81€, um importante contributo para a aquisição do equipamento que vai permitir-lhe ter mais qualidade de vida. “Não podemos ficar indiferentes a estes casos, hoje é para o Jorge Alves, no futuro pode ser para qualquer um de nós”, frisou no momento Pedro Sousa, presidente da Moto Galos. .

Mais fotos:

Publicado em 2016-10-18



Notícias relacionadas

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Sócios da Motogalos à Descoberta da Córsega

Uma viagem de mais de 4000 km que uniu paisagens deslumbrantes, desafios na estrada e a paixão pelas duas rodas.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

João Silva: Estreia positiva entre a Elite Nacional

O Monte do Facho em Barcelos foi palco da prova inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2026 num dia histórico para o piloto João Silva que se estreou na classe TR1 - Elite.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Resistência 50cc regressa à Pista de Chorente

Está de volta a emocionante Resistência 50cc na Pista de Chorente, em Barcelos.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

2ª Etapa Campeonato Nacional de Flat Track 2026

A Pista Multiusos de Chorente recebe a segunda jornada do Campeonato Nacional de Flat Track 2026, da Federação de Motociclismo de Portugal.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Motogalos dominam categoria Q1 no Troféu Aventura Gafete TT 2026

Sérgio Loureiro e Tiago Oliveira conquistam pódios na categoria Q1 (-450cc) e mostram força em prova de resistência marcada por clima adverso e emoção no Alto Alentejo.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Likas Cardoso enfrentou prova exigente na jornada dupla do CNE

Entre chuva, terreno difícil e uma queda na segunda especial, o piloto acabou por terminar a prova mais cedo, num fim de semana que espelhou bem a exigência do enduro.

Patrocinadores
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
desenvolvido por aznegocios.pt