
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Promovida pelo segundo ano consecutivo, a Gala do Desporto do clube pretendeu, assim, assinalar o arranque da temporada e, simultaneamente, homenagear os pilotos e diretores de equipa, que, na época transata, representaram o emblema barcelense, nas diversas modalidades, a nível regional, nacional e além-fronteiras.
Mais de três dezenas de praticantes competiram em 2016 com a camisola da Moto Galos, nas modalidades de Downhill, Jet Ski, Enduro, Trial, Velocidade, Supermoto e Mototurismo, em diversas provas, um pouco por todo o país e no estrangeiro.
Durante o evento, todos foram reconhecidos, independentemente dos resultados alcançados. “Entendemos que o mérito está na participação, na dedicação e no empenho e não tanto nos feitos conseguidos ou no lugar ocupado na tabela classificativa”, referiu Pedro Sousa, presidente da instituição.
“Para nós, importa valorizar e agraciar todos os atletas, não só os que conseguiram superar os objetivos, como também reconhecer e acarinhar os que ficaram aquém, mas esforçaram-se igualmente. A alegria desportiva está na luta e na camaradagem e não apenas na vitória. O pior lugar de todos é ficar em casa, é não participar, é não conviver, é não praticar desporto”, acrescentou.
Sobre as equipas desportivas para a temporada de 2017, foram ainda apresentados e dadas as boas-vindas a três novos elementos: Vítor Sotto Mayor e Jorge Afonseca, no Downhill; e Ricardo Silva, no Supermoto.
Dinâmica e diversidade em destaque
Nos últimos anos, a Associação Moto Galos tem vindo a apostar na revitalização da sua área desportiva, abrindo as suas portas a mais praticantes e a novas modalidades. A diversidade, a dinâmica e o crescente alcance do clube foram aspetos amplamente elogiados pelas entidades presentes na festa.
Em breves intervenções, Joaquim Mendes, Armando Marques e António Alves Tunes, em representação, respetivamente, da Associação de Ciclismo do Minho e das federações afectas à atividade da Moto Galos – Federação de Motociclismo de Portugal e Federação Portuguesa de Motonáutica – salientaram a realização da gala, como forma de reconhecimento aos pilotos, familiares e amigos, assim como todo o trabalho que tem vindo a ser encetado em prol do desporto.
Também Hélder Tomé, representante do Município de Barcelos, felicitou todos os intervenientes e disse que a edilidade vai continuar a “apoiar o desporto, as instituições, as modalidades e os praticantes”, apontando como máximas a seguir “a diversificação, a massificação e a inclusão”. “Vamos também continuar a apoiar os dirigentes associativos, porque quem dirige uma associação, de forma voluntária, está a ter uma prática de cidadania. Um bem-haja ao clube por este reconhecimento aos atletas, que é também o reconhecimento do vosso trabalho. O muito que vocês fizeram apenas é um sinal do muito que ainda podem fazer”, concluiu.
Presente esteve também Ilídio Torres, membro da Academia Olímpica, órgão do Comité Olímpico de Portugal, personalidade intimamente ligada ao desporto, demonstrou “honra e satisfação” pela presença, endereçando “elogios à instituição que já se afirmou no universo desportivo barcelense, nacional e internacional”. Realçou ainda o “amor à máquina e à sua fruição e a conquista de amizades, vertentes estampadas na organização da iniciativa”. Enquanto portador de uma mensagem da Academia Olímpica de Portugal, desejou “a continuidade de êxitos e um futuro digno e um tributo a um passado de luta e imenso trabalho”.
De resto, a abertura da iniciativa esteve a cargo do Quinteto de Trompas da Banda Musical de Oliveira. Depois da cerimónia, a animação reinou até depois da meia-noite com o espetáculo de stand-up comedy pelo humorista Rui Xará, um dos pioneiros e mais antigos comediantes da arte em Portugal.
Mais fotos aqui
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2