
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O evento realizou-se, pela primeira vez, a 17 de maio de 1998, com um programa modesto, de apenas um dia e trezentos motociclistas, oriundos sobretudo do concelho e da região.
Vinte anos volvidos e hoje a concentração barcelense é uma referência nacional, que extravasa já em muito as fronteiras nacionais, juntando milhares de entusiastas das duas rodas e não só, de todo o país e de destinos mais longínquos, como Espanha, Suíça e Reino Unido. Do País de Gales, por exemplo, participaram no evento deste ano doze aficionados, oito chegaram de moto, os restantes quatro vieram de avião.
Se as condições atmosféricas tivessem sido mais favoráveis e o São Pedro não se tivesse furtado ao “patrocínio”, a adesão possivelmente tinha sido muito maior, ainda assim “terão passado pelo Parque da Cidade, no conjunto dos três dias, cerca de 14 mil pessoas”, segundo as estimativas da organização.
Com chuva e algum frio, “o tempo faz toda a diferença na hora de decidir sair de casa”, como referiu Pedro Sousa, presidente da Moto Galos.
Dia em cheio com Sarah Lezito e "Remember Queen"
Com a reputação a um nível elevado no que respeita ao cartaz, este ano não foi exceção e a edição fica especialmente marcada pelo magnífico espetáculo de freestyle da jovem Sarah Lezito e pelo surpreendente concerto “Remember Queen”, em tributo à célebre banda britânica e ao seu emblemático líder Freddie Mercury.
Um sábado em cheio, que começou à tarde com as acrobacias do português Paulo Matias e da talentosa stunt-rider francesa – de apenas 24 anos, de descendência portuguesa –, pela terceira vez em Portugal, depois de Bragança e Lamego. Todos ficaram encantados com a facilidade com que dominava a máquina de 200 quilos.
À noite, foi a vez do vocalista italiano Piero Venery e sua banda deslumbrarem a numerosa plateia numa excelente imitação artística e musical com os melhores hits, em mais de hora e meia de concerto. Ouviu-se "The Show Must Go On", "Friends Will Be Friends", "Radio Ga Ga", "We Will Rock You", entre outros. Esta foi a segunda vez de "Remember Queen" em Portugal, depois de Valença, no Verão de 2016.
De resto, a noite de sábado integrou ainda o tradicional passeio das tochas, a entrega dos prémios aos participantes do Bike Show e a entrega dos troféus aos moto clubes, cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes. Destaque ainda para a chamada ao palco do associado Joaquim Rodrigues, o primeiro piloto barcelense a participar no Rali Dakar, a prova rainha dos ralis todo-o-terreno do mundo.
A moto Hero com que participou na grande odisseia foi o centro das atenções da exposição que decorreu no pavilhão municipal, que incluiu também as secções desportivas do clube (downhill, jet ski, enduro, supermoto, velocidade e trial).
A nível musical, referência ainda para a atuação de “Ruizinho de Penacova”, “Greatestites” e “Prarmar”, na sexta-feira à noite, e “Hard Cover Band”, no sábado à noite. No sábado ao final da tarde, tempo ainda para um breve tributo junto ao Monumento ao Motociclista, num momento solene com acompanhamento musical da Banda Musical de Oliveira, ao abrigo do protocolo realizado entre a autarquia e os grupos culturais. A nível de atrativos, houve ainda bike wash, sessões de stripetease e desfile de lingerie.
A festa do ideal motociclista completou-se no domingo, com o passeio turístico matinal pelas estradas do concelho, com paragem para aperitivo na Senhora da Portela, em Tamel São Fins. Seguiu-se o almoço convívio e a entrega das lembranças aos 115 clubes participantes.
É complexa a organização de um evento desta envergadura, "requer empenho, trabalho, disponibilidade e uma equipa de trabalho de mais de uma centena de colaboradores", salientou Pedro Sousa.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2