
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Organizado pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho (ACM), o evento contou com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Barcelos. Na estreia do novo circuito, trilhado pela encosta do Monte de Carapeços, estiveram em competição seis dezenas de pilotos, de diversas classes, a maioria federados mas também alguns integrados na categoria de promoção.
O público, esse, também compareceu em grande número para assistir a momentos de pura adrenalina e diversão que esta vertente radical do BTT proporciona. Centenas de pessoas concentraram-se no padock, implementado no parque de lazer da Quinta da Coutada, local onde terminava o percurso, com saltos e declives, perfeitamente visíveis, ao estilo do downhill urbano.
No final da prova, em jeito de balanço, a qualidade do espetáculo desportivo e as ótimas condições que o local reúne para a prática da modalidade foram aspetos salientados “para o sucesso”, tanto por Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, como por Hélder Tomé, presidente da Junta de Carapeços, e Joaquim Mendes, vice-presidente da ACM. A grande adesão do público foi também destacado, deixando boas perspetivas para a continuidade do evento, em Carapeços, depois de duas edições realizadas no Monte do Facho.
“As condições estão criadas para continuar com esta etapa regional, mas podemos elevar a fasquia e ponderar receber uma prova nacional ou até internacional”, referiu Pedro Sousa. Hélder Tomé partilha do arrojo: “A ideia é receber uma prova de nível mais elevado, temos que batalhar para que isso aconteça”. O autarque disse ainda estar “muito satisfeito”, porque a iniciativa contribuiu para “a promoção, a afirmação e a diversificação de atividades na freguesia” e pela "envolvência e colaboração de um empenhado grupo de jovens".
Vitória para Rui Teixeira e dois pódios ficam em “casa”
Em termos desportivos, a competitividade esteve ao rubro, tal como esperado a meados do campeonato. Rui Teixeira, vice-campeão do Minho, continua em bom plano e voltou a repetir a vitória alcançada em elites, na 2ª jornada, disputada em maio, em São Torcato, Guimarães. O pódio da classe rainha compôs-se com Bruno Almeida e Nuno Martins.
Os vencedores das restantes categorias foram: João Baptista (Cadetes), João Pereira (Juniores), Manuel Bessa (Master 30), Nuno Almeida (Master 40), Augusto Pedrosa (Master 50) e André Santos (Promoção). Os 15 atletas mais rápidos foram agraciados com “prize money”, prémios entregues por Hélder Tomé, presidente da Junta de Carapeços.
Da "casa" estiveram em ação seis pilotos, no 3º BTT DHI Moto Galos. A nível individual, Jorge Afonseca foi o único a subir ao pódio ao conquistar o 2º lugar em master 30, ficou a milésimas de segundo do topo. Coletivamente, a equipa de Barcelos ficou na 3ª posição, em 1º ficou a Geptro/Linhas Afemar/Torcatense, seguindo-se o Desportivo Jorge Antunes em 2º.
Os restantes atletas viram os seus desempenhos condicionados por quedas ou problemas mecânicos. Em cadetes, Vítor Macedo foi 6º classificado; em elites, Vítor Sotto Mayor ficou em 11º; em master 30, Natanael Alves, Hugo Alves e Guilherme Magalhães foram 7º, 8º e 10º classificados, respetivamente.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2