
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Pelo Parque da Cidade, durante os três dias, entre sexta-feira e domingo, passaram mais de quinze mil pessoas, apesar das condições atmosféricas não terem sido as mais favoráveis.
Ultimamente, o São Pedro tem-se furtado ao “patrocínio”, ainda assim a adesão continua em alta, graças “ao prestígio alcançado e aos atrativos do cartaz que fazem com que a concentração barcelense seja rotulada como uma das maiores e também mais distintas realizadas em Portugal”, como considera Pedro Sousa, presidente da instituição.
Ponto de reunião, convívio e fraternidade motociclista, o Encontro Motard de Barcelos atraiu gente de todo o país, do Alto Minho ao Algarve, e claramente cada vez mais espanhóis, “devido sobretudo à participação dos associados nas concentrações dos outros clubes”, o que contribui para “estabelecer e revigorar as amizades que fundamentam estes eventos”.
Para o dirigente, o sucesso da iniciativa deve-se também “ao esforço contínuo encetado para que não falte dinamismo, inovação e qualidade”, assim como “à hospitalidade e simpatia” da cidade anfitriã.
Universo motard em três dias de festa
A fama da concentração da Moto Galos encontra-se já a um nível elevado, pelo que cumprindo a tradição o programa voltou a integrar atividades diversas ligadas ao fenómeno motard. O figurino “continua a funcionar mas também é recetivo a novos atrativos”: muita música, freestyle, passeio das tochas, passeio turístico, 11º Bike Show, exposição, entrega de troféus, comedy moments, striptease, entre outros.
A nível musical, coube à jovem banda do Barreiro Caelum abrir as hostes, seguindo-se os barcelenses Glockenwise, ainda na sexta-feira. Já no sábado, de Aveiro vieram os Ganda Malucos. O Grupo de Danças e Cantares de Barcelos também foi convidado para orgulhosamente mostrar os trajes, usos e costumes locais aos forasteiros, no final da tarde.
Pelo meio da música, momentos de humor com Daniel Morais e Joca, uma novidade muito bem acolhida pelo público.
Ainda no sábado à noite, as principais ruas da cidade transformaram-se em passarelle para o mítico passeio das tochas, com centenas de motos a desfilar e muita gente a assistir. É, sem dúvida, um dos pontos altos do evento.
Paulo Martinho regressou a Barcelos – depois de alguns anos de interregno – para dois grandes shows no asfalto, na sexta-feira à noite e no sábado à tarde. O piloto de Matosinhos, pioneiro no freestyle em Portugal, apresentou um espetáculo de grande variedade, com performances em duas motos de duas rodas, uma moto quatro, uma moto de cross e ainda um kartcross.
A festa do ideal motociclista completou-se no domingo, como habitualmente com o passeio turístico, desta vez com percurso a sul do concelho. A paragem para o aperitivo decorreu em Pedra Furada, na sede da União das Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral. Seguiu-se o almoço convívio e a entrega de lembranças aos 122 moto clubes presentes.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2