Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Pais e filhos no pódio do “1º Rali Brincalhão”

Duas dezenas de equipas participaram, no sábado, no 15º Moto-Rali Interno “Barcelos Artesão”, este ano realizado em moldes um pouco diferentes do habitual, mais voltado para o convívio e a diversão em simultâneo.

Intitulado “1º Rali Brincalhão – A Brincar com o Homem”, o passeio proporcionou bons momentos a andar de moto, a passagem por belas paisagens minhotas, vários jogos e ainda a visita ao Mosteiro de Santo André de Rendufe e à sepultura do cantor António Variações, em Fiscal, concelho de Amares.

O périplo começou com a inscrição na sede, na Central de Camionagem, depois os mototuristas perfilharam-se estrada fora em caravana – ao contrário do usual figurino em que cada um sai a cada minuto, seguindo um road-book. A primeira paragem decorreu no mosteiro de Rendufe, um dos principais centros beneditinos entre os séculos XII e XIV, Imóvel de Interesse Público desde 1943.

Na visita guiada, conheceram um pouco mais sobre a história do edifício, percorrendo os claustros, o refeitório, a igreja e o exterior ladeado por extensos vinhedos e um antigo aqueduto.

Numa tarde de muito calor, seguiram-se momentos bem passados na praia fluvial da Moleira, no Rio Homem, com diversos jogos e oportunidades para confraternizar.

Já a meio da tarde, passagem ainda por Fiscal, onde nasceu António Variações, cuja ligação à terra natal é bem expressiva, como um busto de homenagem à entrada da freguesia ou a sua campa no cemitério paroquial.

Como já é tradição, e porque o Moto-Rali “Barcelos Artesão” integra a 36ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, o passeio terminou no Parque da Cidade, para a entrega de prémios e o jantar. Esta edição teve a particularidade de coroar três equipas compostas por pais e filhos, entre outras tantas a participar com essa mesma composição, a prova de que a iniciativa é um belo entretém para as duas gerações.

“Os Barbosas” – constituída por Sérgio Barbosa e Mariana Barbosa – venceram o primeiro prémio, demonstrando maior regularidade, quer nos jogos quer no questionário (22 pontos). Em segundo lugar, ficou a dupla “GS”, de Pedro Silva “pai” e Pedro Silva “filho”, com 24 pontos. A terceira posição foi para “Tal Pai, Tal Filho”, de Manuel Silva e Afonso Silva, com 26 pontos. Os premiados receberam bonitas peças de artesanato da autoria de João Rêgo e Júlia Côta.

Em breves intervenções, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, e Eduardo Rodrigues, organizador do percurso, realçaram que “mais importante que as classificações são os momentos vividos, a amizade e o convívio que se gera”.

Uma boa preparação para o 17º Moto-Rali Nacional da Moto Galos, integrado no 21º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW, que se realiza em Paredes de Coura, no fim de semana de 15 e 16 de setembro, sob o mote "Coura sem Paredes".

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Fotografia de grupo no Mosteiro de Santo André de Rendufe

Publicado em 2018-08-13



Notícias relacionadas

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Renato Silva conquista 3.º lugar no Sprint Enduro de Seia

O Campeonato Nacional de Enduro Sprint 2026 arrancou em Seia, com Renato Silva a subir ao pódio na categoria Elite.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Barcelos recebe segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint

A segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint 2026 realiza-se em Barcelos

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

CNV: Pódio para Nelson Cruz no Estoril III

O piloto barcelense conquistou o 3.º lugar das Superbike na primeira corrida do fim de semana, no Circuito do Estoril, e viu a segunda manga terminar prematuramente após um incidente na curva 1.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Superbike: Nelson Cruz sobe ao 4.º lugar do CNV após Portimão

O piloto barcelense somou um 5.º e um 4.º lugar na jornada do Campeonato Nacional de Velocidade, no Autódromo Internacional do Algarve, e ascendeu provisoriamente ao 4.º posto das Superbike.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

24º Moto-Rali 2026 -

Conheces Ponte da Barca? Pensamos que não! Propomos que nesta edição A´Barques a Estrada, rumo à descoberta!

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Passeio Campos de Lavanda: três dias de estrada, paisagens e espírito de grupo

Entre os dias 1 e 3 de maio, realizou-se o Passeio a Espanha - Campos de Lavanda, reunindo amantes das duas rodas para uma experiência que combinou estrada, natureza e convívio.

Patrocinadores
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
desenvolvido por aznegocios.pt