
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Intitulado “1º Rali Brincalhão – A Brincar com o Homem”, o passeio proporcionou bons momentos a andar de moto, a passagem por belas paisagens minhotas, vários jogos e ainda a visita ao Mosteiro de Santo André de Rendufe e à sepultura do cantor António Variações, em Fiscal, concelho de Amares.
O périplo começou com a inscrição na sede, na Central de Camionagem, depois os mototuristas perfilharam-se estrada fora em caravana – ao contrário do usual figurino em que cada um sai a cada minuto, seguindo um road-book. A primeira paragem decorreu no mosteiro de Rendufe, um dos principais centros beneditinos entre os séculos XII e XIV, Imóvel de Interesse Público desde 1943.
Na visita guiada, conheceram um pouco mais sobre a história do edifício, percorrendo os claustros, o refeitório, a igreja e o exterior ladeado por extensos vinhedos e um antigo aqueduto.
Numa tarde de muito calor, seguiram-se momentos bem passados na praia fluvial da Moleira, no Rio Homem, com diversos jogos e oportunidades para confraternizar.
Já a meio da tarde, passagem ainda por Fiscal, onde nasceu António Variações, cuja ligação à terra natal é bem expressiva, como um busto de homenagem à entrada da freguesia ou a sua campa no cemitério paroquial.
Como já é tradição, e porque o Moto-Rali “Barcelos Artesão” integra a 36ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, o passeio terminou no Parque da Cidade, para a entrega de prémios e o jantar. Esta edição teve a particularidade de coroar três equipas compostas por pais e filhos, entre outras tantas a participar com essa mesma composição, a prova de que a iniciativa é um belo entretém para as duas gerações.
“Os Barbosas” – constituída por Sérgio Barbosa e Mariana Barbosa – venceram o primeiro prémio, demonstrando maior regularidade, quer nos jogos quer no questionário (22 pontos). Em segundo lugar, ficou a dupla “GS”, de Pedro Silva “pai” e Pedro Silva “filho”, com 24 pontos. A terceira posição foi para “Tal Pai, Tal Filho”, de Manuel Silva e Afonso Silva, com 26 pontos. Os premiados receberam bonitas peças de artesanato da autoria de João Rêgo e Júlia Côta.
Em breves intervenções, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, e Eduardo Rodrigues, organizador do percurso, realçaram que “mais importante que as classificações são os momentos vividos, a amizade e o convívio que se gera”.
Uma boa preparação para o 17º Moto-Rali Nacional da Moto Galos, integrado no 21º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW, que se realiza em Paredes de Coura, no fim de semana de 15 e 16 de setembro, sob o mote "Coura sem Paredes".
Fotografia de grupo no Mosteiro de Santo André de Rendufe
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
A equipa de Flat Track dos Motogalos estará em destaque na MotorXperience 2025, integrada no evento Autoclássico, que decorre de 3 a 5 de outubro na Exponor.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.