
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
A iniciativa faz-se também para assinalar o arranque da época desportiva, como “momento solene de boas-vindas aos novos pilotos que se juntam às equipas”, referiu no seu discurso Pedro Sousa, presidente da Moto Galos.
O Auditório Municipal encheu com praticantes, familiares, sócios e amigos, numa cerimónia que contou também com a presença de Francisco Rocha, Vereador do Desporto do Município de Barcelos, e de três federações a que o clube está afecto: Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) e Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel (FEPRA).
Em breves intervenções, todos destacaram o trabalho e a diversidade em termos desportivos, nas oito modalidades abraçadas, tornando o clube num dos mais multidisciplinares do país, no universo motorizado. Às sete secções já existentes (downhill, jet ski, enduro, trial, velocidade, supermoto e mototurismo) juntou-se, mais recentemente, o radiomodelismo automóvel. Miranda Cardoso, Vice-Presidente Administrativo da FEPRA, salientou a integração da modalidade e a respetiva filiação, homologada a 26 de janeiro deste ano.
Três dezenas de pilotos e diretores de equipa que, em 2018, “vestiram e honraram a instituição” foram distinguidos com o respetivo troféu. Subiram também ao palco os “reforços” para 2019, agraciados igualmente com a nova camisola.
“Homenagear quem fica em primeiro lugar é fácil e, à partida, o reconhecimento advém de todos os lados, por isso para Moto Galos faz sentido acarinhar e agradecer a todos, independentemente do resultado alcançado”. Para o dirigente, a valorização não só acontece na gala anual como ao longo da época: “apoiamos as secções, as equipas e os atletas da mesma forma e com o mesmo nível de investimento”.
Já perto do final, Pedro Sousa, enquanto principal impulsionador da área desportiva da Moto Galos, foi ovacionado de pé, como reconhecimento ao empenho e tempo que dedica a esta área do clube.
Apresentada pelo barcelense Vítor Sá Pereira, a cerimónia foi abrilhantada ainda com momentos musicais pelo projeto “Trovas e Cantigas”, de Carlos Moreira. O humor ficou para o final, desta vez com Miguel 7 Estacas – o comediante trofense demonstrou, em Barcelos, porque é considerado um dos mais versáteis do meio, ao adaptar a sua performance à realidade desportiva do clube e ao público presente.
Miguel 7 Estacas dedicou ainda algum tempo do espetáculo a “brincar” com o grave acidente que sofreu em 2015, numa descida de carros artesanais, em Laúndos, Póvoa de Varzim.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2