
29º Encontro Motard de Barcelos
Barcelos recebe o 29º Encontro Motard organizado pela Associação Moto Galos nos dias 08, 09 e 10 de maio, no Parque da Cidade.
O “Galardão do Júri” foi-lhe entregue por Miguel Costa Gomes, presidente da autarquia. Pedro Sousa fez questão de “partilhar o prémio com a Direção, a estrutura da Moto Galos e todos os responsáveis desportivos das oito modalidades que o clube representa”. A envolvência atual da área desportiva “é enorme e isso depende e tem o esforço dos diretores, atletas, patrocinadores e apoiantes”. Também os associados da Moto Galos foram relembrados. “Isto é também uma vitória do associativismo”, referiu.
Pedro Sousa aproveitou ainda para solicitar mais apoio para a área desportiva da Moto Galos. “Desculpe este meu abuso, mas queria realmente pedir um reforço para o nosso Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, porque elevamos o número de atividades, eventos e atletas e precisamos de acompanhar esta evolução”, acrescentou.
Organizado pelo Município de Barcelos, o evento reconheceu o mérito aos desportistas que projetam a marca de Barcelos, aquém e além fronteiras. Foram entregues mais de 50 prémios, entre desporto escolar, federado, adaptado, internacional e futebol popular.
Entre os distinguidos, a Moto Galos esteve representado ainda por três atletas da motonáutica: Miguel Martins (Campeão Nacional Endurance Aquabike GP2 e Veteranos), Matteo Valente (Vice-Campeão do Mundo e da Europa Aquabike em Ski Júnior GP3.3) e André Barbosa (Campeão da Europa e Nacional Endurance Aquabike Ski GP2, Vice-Campeão da Europa Aquabike Ski GP1 e Vencedor da Taça de Portugal).
André Barbosa, piloto do Team Jet Ski Moto Galos, era um dos nomeados para a categoria “Atleta do Ano”, venceu Paulinho, jogador do Sporting Clube de Braga.
Galardoados
Dirigente do Ano – Pedro Sousa (Presidente da Associação Clube Moto Galos de Barcelos)
Evento do Ano – 20º Jogos do Rio (Amigos da Montanha)
Atleta Revelação – Beatriz Rios (salto em altura)
Atleta do Ano – Paulinho (futebol)
Treinador do Ano – José Querido (hóquei em patins)
Árbitro do Ano – Marlene Vieira (futebol)
Prémio de Mérito (Galo de Ouro) – João Trigueiros e Jorge Coutinho

Barcelos recebe o 29º Encontro Motard organizado pela Associação Moto Galos nos dias 08, 09 e 10 de maio, no Parque da Cidade.

Apesar das condições extremas e de um fim de semana marcado pela chuva e desgaste físico, Renato Silva conquistou lugares de destaque na prova de Viana do Castelo, demonstrando garra e determinação no Campeonato Nacional de Enduro 2026

O piloto Ricardo Lopes participou na prova de X-Trophy Semideiro (Chamusca), onde enfrentou uma pista técnica e exigente. Apesar de uma saída de pista a meio da corrida, conseguiu recuperar posições e terminar no Top 10 da geral.

De volta ao motocross, Renato Silva aproveitou o fim de semana em Tarouca para treinar e ganhar ritmo competitivo, enfrentando algumas dificuldades físicas mas tirando boas aprendizagens das duas mangas.

Na terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2026, disputada em Armamar, Renato Silva enfrentou calor intenso, terreno seco e um início difícil, mas conseguiu recuperar ao longo da prova e garantir um lugar no pódio

Nos dias 18 e 19 de abril, em Lagoa, decorreu a primeira prova do Campeonato Nacional de Aquabike, onde Manuel Leite esteve em grande destaque na vertente Jet Ski, vencendo todas as mangas das classes em que participou.





