
3.ª Prova Troféu Yamaha 2025 - Pegões
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
Uma viagem itinerante de dezoito edições que, desde 2002 e ao longo dos anos, tem vindo a mostrar a beleza de vários concelhos do Norte do país, através desta forma tão interessante de fazer mototurismo.
Melgaço, o concelho mais setentrional de Portugal, terra raiana, na fronteira com Espanha, foi a escolhida para receber a iniciativa deste ano, no fim de semana de 14 e 15 de setembro, precisamente sob o mote “Norte mais norte não há”. Meia centena de mototuristas de todo o país, em 31 equipas, participaram nesta quarta jornada do 23º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal/BMW/Dunlop.
Dois dias, 140 quilómetros a rolar pelas estradas desenhadas na serra, em curvas e contra-curvas, com início na vila (Castelo de Melgaço, Igreja Matriz, Fosso Medieval, Museu do Cinema e Solar do Alvarinho) e passagem pelos recantos mais emblemáticos do concelho.
O road-book contemplou, portanto, os mosteiros românicos de Paderne e Fiães, a recuperada aldeia da Branda da Aveleira, a histórica Castro Laboreiro, a antiga estação fronteiriça de São Gregório ou Cevide, onde reside o marco nº 1 de Portugal.
O périplo deu direito ainda a um saltinho até ao concelho vizinho de Arcos de Valdevez e ao seu bonito Santuário de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia da Gavieira. Inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Melgaço ofereceu assim a estes entusiastas visitantes momentos e memórias inesquecíveis, baseadas em belas paisagens, bom fumeiro, provas de Alvarinho (na Quinta de Soalheiro, por exemplo), cultura e história.
Pódio com duas equipas da “casa”
Um fim de semana de intenso passeio, coroado com conhecimento, aventura e lazer, que encerrou com chave de ouro no restaurante do Hotel Monte Prado, junto ao Rio Minho, com vista para solo de nuestros hermanos.
A etapa foi ganha pelo casal Filipe Torres/Filomena Portela, em 2º lugar ficou a dupla Manuel e Cidália Figueiredo, ambos da Moto Galos. O pódio ficou completo com Miguel e Paula Fortunato, do Moto Clube de Coimbra. É precisamente na conhecida como “cidade dos estudantes” que prossegue o Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP, já a 5 e 6 de outubro.
Foto de grupo, na esplanada do Hotel Monte Prado, em Melgaço.
A piloto iniciou a corrida na 4.ª posição, mas vários incidentes a atrasaram, terminando na 13.ª posição. Apesar dos contratempos, manteve ritmo consistente e perseverança.
O piloto barcelense Miguel Martins, em representação da Moto Galos, conquistou o título nacional de Endurance GP1 na derradeira prova do campeonato, realizada em Vila Velha de Ródão.
A 3.ª edição do X Trophy de Barcelos, organizada pela Associação Clube Moto Galos, decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Cristelo e Paradela, reunindo dezenas de pilotos e centenas de espetadores num fim de semana marcado por emoção, velocidade e espírito competitivo.
O piloto da Moto Galos, Sérgio Loureiro, destacou-se na etapa do Campeonato de Cross Country da Galiza, realizada em Touro, ao vencer na sua classe (400cc) e conquistar o 6.º lugar da geral, numa prova exigente e repleta de adrenalina.
Prova de todo-o-terreno reúne pilotos e entusiastas das categorias Moto2 e Moto4, prometendo um dia de adrenalina e convívio motard.
A quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade, disputada no Circuito do Estoril, ficou marcada por um sábado consistente e um domingo condicionado pela chuva, com P10 na Corrida 1 e DNF na Corrida 2