
24º Moto-Rali 2026 -
Conheces Ponte da Barca? Pensamos que não! Propomos que nesta edição A´Barques a Estrada, rumo à descoberta!
Nesta jornada militaram na Copa Dunlop Motoval com o emblema da Associação Clube Moto Galos de Barcelos os irmãos Nelson e João Cruz, Carlos Pinheiro e ainda Rui Palma, da parceria Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço.
Ainda com as bancadas fechadas ao público, para cumprimento das restrições sanitárias em vigor, para a equipa barcelense a ronda 3/6 fica especialmente marcada pelos contratempos diversos enfrentados por Nelson Cruz – testemunho também de resiliência e superação das adversidades.
Estas começaram logo nos treinos livres de sábado, com uma aparatosa queda à terceira volta na parabólica, deixando a Yamaha R1 em mau estado. A recuperação da máquina foi feita em contra-relógio, depois já na grelha de partida e após novas verificações técnicas, um mal-entendido entre a organização e a direção de prova impediu o piloto barcelense de participar na corrida.
No domingo, na segunda prova do fim de semana, Nelson Cruz partiu em último, fez um bom arranque e uma boa recuperação, ainda aguentou problemas mecânicos até cortar a linha da meta (em 14º lugar), porém novo desaire ao ser abalroado por um adversário junto à curva 1. Jornada adversa para Nelson Cruz, felizmente sem qualquer dano físico. Diz-se “incrédulo” mas “de cabeça levantada e convicto dos lugares capaz de rolar e as lutas a travar com os diretos opositores”. “Melhores momentos virão”, salientou.
A competir também na classe 2 (motos +850cc), Rui Palma (Ducati) vai recuperando a confiança, sendo 6º em ambas as corridas. A normalidade pairou em moto 1 (motos -850cc), com João Cruz (Kawasaki 636) a terminar em 7º e 8º; e Carlos Pinheiro (Kawasaki 636) em 9º.
Com metade da época já cumprida, na classificação acumulada, em moto 1, João Cruz soma 53 pontos e está na 7ª posição; Carlos Pinheiro é 9º e tem um total de 46 pontos. Na classe 2, Rui Palma está em 6º lugar, com 56 pontos, e Nelson Cruz em 11º, com 23 pontos. Na liderança das categorias alinham Ricardo Silva (Yamaha R6) e Christophe Lajouanie (BMW S1000RR), respetivamente.
A competição prossegue a 15 e 16 de agosto, no Autódromo Internacional do Algarve. A quarta ronda será a segunda e última visita da caravana 2020 à afamada “montanha russa”.

Conheces Ponte da Barca? Pensamos que não! Propomos que nesta edição A´Barques a Estrada, rumo à descoberta!

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos comemora no próximo domingo, 5 de julho,

Entre os dias 1 e 3 de maio, realizou-se o Passeio a Espanha - Campos de Lavanda, reunindo amantes das duas rodas para uma experiência que combinou estrada, natureza e convívio.

Simão Almeida garantiu o 3.º lugar da geral na segunda ronda do Troféu Norte, em Pico de Regalados, numa prova que ficou também marcada pelo regresso de Likas Cardoso à competição.

No Campeonato Europeu de Enduro, em solo húngaro, Renato Silva esteve na luta pelo pódio da classe Enduro 2 no sábado, mas uma queda na última volta condicionou o resto do fim de semana, terminando em 6.º lugar no domingo.

A dupla Sérgio Loureiro e Tiago Oliveira conquistou o 1.º lugar na categoria -400 na 2.ª prova do Campeonato Ibérico de 6 horas de Quad Resistência, em Espanha, terminando em 15.º da geral.





