Moto Galos presente na Baja Portalegre 500

Flávio Gonçalves (piloto) e Nuno Ribeiro (co-piloto) participaram há dias, pela primeira vez, nos SSV, na emblemática Baja Portalegre 500, prova rainha do TT nacional e uma das melhores da Europa. Estreia também para Joaquim Rodrigues, nas motos.

A prova - cada vez mais apelativa para os grandes nomes das disciplinas afectas - disputou-se nas categorias Automóvel, Moto, Quad e SSV e foi pontuável para a Taça do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno da Federação Internacional do Automóvel e para a Taça do Mundo de Bajas da Federação Internacional de Motociclismo.


A 34ª edição da Baja Portalegre realizou-se de 5 a 7 de novembro, sob condições muitos particulares devido à pandemia da Covid-19, que obrigou o organizador Automóvel Club de Portugal a tomar medidas especiais – como testes e ausência de público –, e ainda pelas difíceis condições climatéricas que impuseram alterações de monta no decorrer da competição. 


A dupla da Moto Galos competiu nos SSV aos comandos de um Bombardier, numa “experiência memorável mas repleta de contratempos”, ainda assim com um 53º lugar no final. O desafio até começou bem, com a 23ª posição no prólogo, a 10 segundos do primeiro, apesar da perda de tempo por abrandamento forçado à conta de um veículo capotado no meio do trilho. 


Já na primeira etapa, o mau tempo tornou a tarefa muito difícil a Flávio Gonçalves/Nuno Ribeiro, com várias saídas de pista, paragens, problemas mecânicos, muita água e lama (65º). No sábado, devido à chuva intensa que caiu no dia anterior e que causou zonas intransitáveis, a organização implementou mudanças de última hora e encurtou o percurso cronometrado, de 300 para 80 quilómetros, possibilitando a derradeira tirada (58º).

 

Joaquim Rodrigues em 2º nas motos

Também o barcelense Joaquim Rodrigues participou, pela primeira vez, na clássica alentejana. O piloto da Hero Motosports estreou-se com um excelente 2º lugar, o que significou a “dobradinha” para a equipa indiana. 


O colega Sebastian Buhler venceu a prova e a Taça do Mundo FIM de Bajas, consolidando-se como um dos jovens pilotos mais promissores do desporto motorizado. O pódio ficou completo com Bruno Santos, aos comandos de uma Husqvarna.


“Para primeira experiência não era o que estávamos à espera, choveu muito e infelizmente a corrida teve que ser mais curta”, contudo, “o objetivo foi conseguido e a presença foi positiva”, pois permitiu “continuar os testes da nova moto para o Dakar 2021”. 


Sobre o desfecho final, o piloto de Vila Boa realçou que “é sempre bom obter bons resultados”, alcançados tanto a nível individual como coletivo.

Publicado em 2020-11-10



Notícias relacionadas

Top 10 para Tiago Vilaça no regresso ao motocross

A quarta prova do Campeonato Regional de Motocross, que realizou-se em Mundão, concelho de Viseu, a 8 de junho, marcou o regresso de Tiago Vilaça à competição, após recuperação de lesão.

Sérgio Loureiro no pódio (3º) no Raid Ferraria

Sérgio Loureiro foi 3º nos Quads, em Open, no Raid Ferraria, quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que decorreu no fim de semana transato. Dário Correia lesionou-se e não terminou a prova.

Yara Hunt em 3º lugar no Troféu Yamaha 2025

A jovem Yara Caçador, de 25 anos, conhecida no universo dos desportos motorizados por Yara Hunt, é o mais recente reforço da secção TT da Moto Galos. Estreou-se com a nova camisola na ronda de abertura do 20º Troféu Yamaha 2025, em Évora.

CNE: Pódios para Renato Silva em Alcobaça

O Campeonato Nacional de Enduro 2025 teve a sua sexta e penúltima jornada em Pataias, Alcobaça, com o “galo” Renato Silva no pódio em Elite Absoluto e Elite 2.

CNE: Prova dura na Lousã para Renato Silva

Renato Silva (Beta) teve uma jornada sofrida na Lousã, na quinta jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2025, marcada pela dureza e pela chuva e lama.

Europeu de Enduro: Pódio para Renato Silva em Fafe

O Campeonato da Europa de Enduro 2025 prosseguiu com a segunda ronda em Fafe, no passado fim de semana. Terceiro lugar do pódio para Renato Silva.

Patrocinadores
desenvolvido por aznegocios.pt