
Magusto Moto Galos 2026
No próximo dia 7 de novembro, realiza-se o tradicional Magusto Moto Galos, com início marcado por um passeio de motos e uma tarde de convívio na sede da Associação. A participação é aberta a todos e a entrada é livre.
Como em anos anteriores, o piloto barcelense – da Hero MotoSports – esteve à conversa com os associados numa interessante sessão de partilha sobre a 44ª edição da prova rainha dos ralis, que decorreu de 1 a 14 de janeiro, na Arábia Saudita.
Joaquim Rodrigues voltou a ser o melhor representante luso nas duas rodas e terminou a competição em 14º na geral. Foi o nono português a vencer uma etapa do Rali Dakar, a circunstância mais feliz depois de superar a grande tristeza em que caiu devido à perda do cunhado e amigo Paulo Gonçalves, em 2020.
Para a posteridade ficam “dois momentos inesquecíveis”, o triunfo na terceira ronda, no dia 4, com 255 quilómetros cronometrados em torno de Al Qaisumah; e o 3º lugar do pódio no penúltimo desafio, a 13, que decorreu em redor da região de Bisha.
“Foi o meu melhor Dakar e o desfecho na classificação final acaba por não o demonstrar, mas estou muito satisfeito com o meu desempenho e com o que conseguimos fazer, fez com que todo o esforço, sofrimento e trabalho de equipa tenham valido a pena”, referiu.
Esta foi também a estreia nas vitórias da marca Hero na prestigiada prova, em seis presenças. A moto diz “estar a portar-se bem, quando temos a máquina a ajudar, é mais fácil conseguir resultados consistentes”. “A Hero investiu e tem trabalho muito para evoluir, temos feito muitas corridas e testes, sabíamos que as coisas estavam bem encaminhadas e que os bons resultados mais cedo ou mais tarde iriam acontecer, como foi a minha vitória”.
Quando questionado “qual o pior momento” desta participação, o herói de Vila Boa não hesitou em apontar “a queda aparatosa” sofrida na quinta etapa, “um susto que deixou pisaduras e arranhões”, embora chegasse a temer “piores consequências”.
O Rali Dakar 2022 teve a duração de duas semanas, quase 300 participantes, num percurso de 8.177 quilómetros, 4.258 deles cronometrados. A prova passou há três anos para território saudita, onde a experiência “é muito mais solitária”, ao contrário do que acontecia na América Latina.
“São eventos completamente diferentes, na América do Sul era um show, com público a apoiar por todo o lado, agora somos capazes de arrancar sozinhos e chegar à meta sozinhos, sem ver ninguém...ou o que vemos são camelos”, explicou, arrancando risos na plateia.
Mais fotos aqui

No próximo dia 7 de novembro, realiza-se o tradicional Magusto Moto Galos, com início marcado por um passeio de motos e uma tarde de convívio na sede da Associação. A participação é aberta a todos e a entrada é livre.

O 25.º Raid TT Moto Galos juntou, no dia 24 de outubro, mais de 150 aficionados do todo-o-terreno em Barcelos. A abertura à participação de buggies e big trails, pela primeira vez, marcou esta edição, alargando o encontro às novas categorias, além das habituais motas de duas e quatro rodas.

O piloto da Moto Galos concluiu o Campeonato do Mundo de Aquabike de 2026 na 7.ª posição da classificação final, após o encerramento da competição em Olbia, Itália, numa temporada marcada por dificuldades mecânicas.

Mais uma experiência internacional para João Silva, que voltou a vestir as cores de Portugal no Trial das Nações.

O piloto da Moto Galos terminou no terceiro lugar da classe Elite na segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint, disputada em Barcelos.

A equipa conquistou o 1.º lugar na classe -400 e terminou na 17.ª posição da classificação geral, mantendo-se invicta na competição após a terceira jornada.





