
29º Encontro Motard de Barcelos
Barcelos recebe o 29º Encontro Motard organizado pela Associação Moto Galos nos dias 08, 09 e 10 de maio, no Parque da Cidade.
Distribuídos por várias classes, os pilotos cumpriram quatro voltas nas oito zonas controladas desenhadas na zona envolvente à capela da Senhora do Facho. Com obstáculos naturais de diferentes níveis de dificuldade, o local proporciona excelentes condições para a prática da modalidade, assente na tríade atleta-máquina-natureza. O público também compareceu no alto do monte, numa tarde de domingo amena.
Contrariamente aos restantes desportos motorizados, a espetacularidade do trial não se baseia na velocidade, mas sim no equilíbrio, na concentração e no domínio da aceleração. A competição na disciplina supõe transpor os vários “obstáculos” sem cair, colocar os pés no chão ou beneficiar de apoio, sendo isso penalizado de 1 a 5. Ganha quem acumular o menor número de pontos.
Sem surpresas, Diogo Vieira voltou a triunfar em Barcelos na classe rainha TR1, pelo terceiro ano consecutivo (um na Frente Ribeirinha e dois no Monte do Facho). Filipe Paiva foi 2º classificado.
Em TR2, como em 2021, a vitória sorriu a Rogério Castro, piloto da Moto Galos. “Foi uma prova fantástica, a correr em casa. Foco já na terceira ronda, em Gondomar, no próximo fim de semana”, salientou o piloto bracarense, vencedor da categoria na temporada transata. Em 2º lugar ficou Mariana Afonso, também representante da equipa de Barcelos, e em 3º Manuel Teixeira.
Nas restantes categorias, os vencedores foram: Vítor Caçador, em TR3; Afonso Araújo, em TR4; Manuel Inês, em Iniciados; Simão Domingos, em Infantis; e Sara Diegues, em Hobby.
Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Sra. do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Stihl.
Mais fotos aqui

Barcelos recebe o 29º Encontro Motard organizado pela Associação Moto Galos nos dias 08, 09 e 10 de maio, no Parque da Cidade.

Apesar das condições extremas e de um fim de semana marcado pela chuva e desgaste físico, Renato Silva conquistou lugares de destaque na prova de Viana do Castelo, demonstrando garra e determinação no Campeonato Nacional de Enduro 2026

O piloto Ricardo Lopes participou na prova de X-Trophy Semideiro (Chamusca), onde enfrentou uma pista técnica e exigente. Apesar de uma saída de pista a meio da corrida, conseguiu recuperar posições e terminar no Top 10 da geral.

De volta ao motocross, Renato Silva aproveitou o fim de semana em Tarouca para treinar e ganhar ritmo competitivo, enfrentando algumas dificuldades físicas mas tirando boas aprendizagens das duas mangas.

Na terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2026, disputada em Armamar, Renato Silva enfrentou calor intenso, terreno seco e um início difícil, mas conseguiu recuperar ao longo da prova e garantir um lugar no pódio

Nos dias 18 e 19 de abril, em Lagoa, decorreu a primeira prova do Campeonato Nacional de Aquabike, onde Manuel Leite esteve em grande destaque na vertente Jet Ski, vencendo todas as mangas das classes em que participou.





