A Moto Galos proporcionou, no sábado à tarde, duas centenas de batismos de mota de água e jet ski, no Rio Cávado, em Barcelinhos, no âmbito dos Jogos do Rio 2018, dos Amigos da Montanha.
A iniciativa, que todos os anos anima o areal nas tardes de sábado do mês de julho, com um vasto programa de lazer, desporto e animação, está a realizar-se pela vigésima vez.
Tal como nas edições anteriores, a parceria entre as duas associações barcelenses voltou a suceder e o público foi quem mais beneficiou com a ação. Os passeios gratuitos tiveram a monitorização dos pilotos que integram a secção do clube e registaram – como habitualmente – uma enorme adesão, sobretudo de crianças, muitas delas de tenra idade.
Num dia estival, de bastante calor, miúdos e graúdos puderam assim experimentar, a maioria pela primeira vez, a fantástica sensação de deslizar sobre a água.
Esta foi mais uma colaboração da Associação Clube Moto Galos de Barcelos com os Amigos da Montanha, nos Jogos do Rio, e resulta das relações de amizade e de cooperação que existem entre ambas há já vários anos.
A par da grande animação que a atividade proporciona no areal de Barcelinhos, estes batismos permitem também promover a modalidade e dar a conhecer a Escola de Jet Ski que o clube fomenta desde 2012 e que tem lançado para a competição jovens atletas com currículos desportivos recheados já com importantes títulos nacionais e internacionais, como André Barbosa, Diogo Barbosa, Matteo Valente, Tomás Silva e, mais recentemente, Manuel Leite.
Para Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, esta iniciativa reveste-se de grande importância por diversas razões, por um lado porque “cumpre uma tradição que conta já vários anos”, por outro porque “é uma oportunidade privilegiada para fomentar a modalidade na região, essencialmente junto dos grupos etários mais novos, assim como a estrutura do clube”.